Novos municípios recebem o Selo UNICEF

16/04/2007

No dia 18 de abril acontece no Hotel Pestana, em Salvador, a solenidade de entrega do Selo UNICEF- Município Aprovado. O Selo é um reconhecimento internacional que o município recebe pelo resultado do trabalho que foi desenvolvido para garantir a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Os novos municípios aprovados são Barra da Estiva, Campo Formoso, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coribe, Curaçá, Ichú, Lafaiete Coutinho, Muquém de São Francisco, Nova Fátima, Paratinga, Paulo Afonso, Quijingue, Retirolândia e Santo Sé. Em dezembro de 2006 o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) já havia anunciado a entrega do Selo para outros 14 municípios, entre eles, Barrocas, Conceição do Coité, Nordestina e São Domingos, localizados na Região Sisaleira.

O coordenador do UNICEF na Bahia, Ruy Pavan, afirmou que os indicadores sociais que são monitorados e avaliados no Selo passaram por rigorosa revisão. “Detectamos erro operacional do programa utilizado na apuração das informações e, em tempo, reconhecemos os esforços empreendidos pelos municípios e os avanços alcançados nas políticas de saúde, educação, proteção e participação social”, disse Ruy Pavan.

De acordo com as informações divulgadas pelo UNICEF, dos 279 municípios do semi-árido baiano, 146 participaram do Selo e 21% do total foram certificados. Ruy Pavan afirmou que resolver os graves problemas sociais do semi-árido em dois anos é impossível, mas, que o Selo mostrou que promovendo a união de forças, os municípios podem superar desafios e transformar a vida das pessoas.

No ano passado os municípios inscritos na edição 2006 do Selo passaram por um processo de avaliação das políticas voltadas para infância e adolescência e realizaram Fóruns Comunitários de Avaliação dos indicadores de gestão das políticas públicas.

A Região Sisaleira, área de atuação do MOC, tem mostrado que o envolvimento e a articulação de entidades do movimento social, poder público e famílias é importante para que as ações desenvolvidas possam proporcionar a mudança na vida das crianças e adolescentes, contribuindo com o desenvolvimento do município, e assim, como resultado a conquista do reconhecimento.