Lançamento de Chamada Pública de ATER para Mulheres Rurais

Lançamento de Chamada Pública de ATER para Mulheres Rurais

29/04/2016

A Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DPMRQ/MDA) divulga a Chamada Pública nº 01/2016, que tem por objeto a seleção de entidade para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Mulheres Rurais, com vistas ao fortalecimento da produção agroecológica e a consolidação de processos de promoção da agroecologia e de seus processos organizativos.

Leia mais
MOC participa em Brasília da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

MOC participa em Brasília da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

26/04/2016

Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Vera Carneiro e Daiana Santos, coordenadora e técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada, respectivamente, participam até próximo dia 27 de abril, em Brasília, da 10ª Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes um espaço de construção de propostas, cujos desdobramentos deverão ser incorporados às diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Leia mais
Cícero Dantas sedia o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia

Cícero Dantas sedia o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia

20/04/2016

‘Põe a semente na terra, não será em vão...’ Com a participação do MOC e parceiros e com objetivo de fortalecer o debate sobre a importância das sementes crioulas para a soberania e segurança alimentar e nutricional dos agricultores/as familiares no Semiárido baiano, acontece até hoje, 20 de abril, o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia.

Leia mais
A ASA em defesa da Democracia

A ASA em defesa da Democracia

19/04/2016

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), fórum formado por organizações da sociedade civil - movimentos sociais, ONGs, associações, organizações de agricultores/as, cooperativas, organizações religiosas e milhares de famílias agricultoras, tornou público a sua real preocupação com os rumos do cenário político-institucional, econômico e social brasileiro, que colocam em risco nossa democracia, portanto nosso Estado Democrático de Direito Republicano. O Movimento de Organização Comunitária (MOC), integrante da ASA, reafirma este posicionamento.

Leia mais
NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

16/04/2016

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) diante da instabilidade política, econômica e social vivenciada no Brasil, vem explicitar sua oposição e repúdio aos discursos e práticas de ódio crescente advindos de uma elite ressentida que conspira contra a democracia, que rasga a Constituição, que bate panelas protestando contra direitos e conquistas sociais, inclusive contra o direito básico de que outros/as brasileiros/as tenham suas panelas cheias de alimentos, realidade recente nesse País. A instituição afirma que continuará em marcha ocupando ruas e praças em defesa da Democracia, contra a tentativa de acabar com os direitos sociais conquistados a custo de milhares de vidas de brasileiros e brasileiras, e contra este Golpe em curso orquestrado por políticos descomprometidos com os direitos humanos, sobretudo os direitos de população que os tiveram tardiamente garantidos, dentre estes, os povos do Semiárido para os quais as politicas públicas vem contribuindo para assegurar mais dignidade com a superação da pobreza.

Leia mais
ASA e CONSEA divulgam Notas em defesa da democracia e pelos direitos humanos

ASA e CONSEA divulgam Notas em defesa da democracia e pelos direitos humanos

11/04/2016

O Brasil vive, no atual momento, uma crise institucional, política e econômica que está impactando a vida de todas as pessoas, especialmente as mais excluídas, trazendo no seu bojo o desemprego, a volta da inflação, a diminuição de renda, a ameaça às conquistas sociais construídas pelos Governos e organizações sociais, de modo especial ameaça à convivência com o Semiárido e à segurança alimentar e nutricional. Crise esta de responsabilidade não apenas do executivo, mas também do legislativo e do judiciário.

Leia mais
MOC participa de debates na 2ª Conferência Estadual de ATER

MOC participa de debates na 2ª Conferência Estadual de ATER

07/04/2016

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), representado por sua coordenadora geral Célia Firmo técnicos do Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia, participam da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária ( 2ª CEATER), que acontece em Salvador, até sexta-feira (08). Naidison Baptista, coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e assessor do MOC participou da abertura do encontro (dia 06) e defendeu a promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, visando à emancipação econômica e social dos agricultores/as.

Leia mais