Oficina discute políticas públicas e participação social das mulheres rurais

30/01/2015

Para refletir sobre as políticas públicas e os direitos das mulheres o Movimento de Organização Comunitária (MOC) está realizando oficinas sobre Participação Social e Políticas Públicas em 07 municípios do Território do Sisal e Bacia do Jacuípe.  As atividades fazem parte do Projeto Parceiros/as por um Sertão Justo,  tem a parceria da ong Action Aid e esta semana aconteceram nos municípios de Araci e Ichu.

Leia mais

“Sem ela a gente não vive. Água é vida!’’

22/01/2015

“Aqui o produto é sem veneno e o sabor é outro, nem se compara” , afirma seu José Walter Alves Moreira, agricultor familiar da comunidade de Boqueirão município de Tucano. Há cerca de 3 meses ele e a sua esposa Ana Arilda de Jesus Moreira receberam a cisterna de enxurrada e a produção familiar está a todo vapor. Coentro, cebolinha, couve, alface são produzidos pelo casal, consumidos pela família e comercializados semanalmente na comunidade e na feira livre do município.

Leia mais

Cotação de Preços – Processo nº 011/2015

21/01/2015

O Movimento de Organização Comunitária vem através desta, convidar essa conceituada instituição/empresa, participar da presente cotação, tipo menor preço, regida pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações subsequentes, bem como a Portaria 127 de 29 de maio de 2008 - Siconv sobre cotações, Art. 46, Inciso III, parágrafo 3º (acrescido pela Portaria n° 342, de 05/11/2008), Portaria Interministerial CGU/MF/MP 507/2011, Art. 57 e Art. 58, Inciso V, parágrafo 3º,...

Download
Encontro do Colegiado da Arco Sertão Central, na construção do planejamento 2015-2016

Encontro do Colegiado da Arco Sertão Central, na construção do planejamento 2015-2016

16/01/2015

Neste 15 de janeiro aconteceu o Encontro do Colegiado da Arco Sertão, no Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Serrinha. O Objetivo deste encontro foi para construção do planejamento 2015-2016 com a analise e elaboração do desenho adequado para a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos seus empreendimentos filiados e na ampliação no acesso aos mercados. Contou com a participação de 32 Empreendimentos Econômicos Solidários - EES dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.

Leia mais

Encontro discute comunicação popular e comunitária no Semiárido baiano

16/01/2015

Durante três dias agricultores(as), técnicos(as), coordenadores(as)  e comunicadores(as) estaduais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) tiveram seus sentidos aguçados durante o I Encontro de Comunicação da ASA Bahia.  No ínicio, provocados pela mística de abertura que sugeriu os cinco principais sentidos humanos como representação de cada grupo, os participantes instigaram as cores, cheiros e sabores, e também o toque e a audição, assim como fez o homem ancestral a partir da necessidade de comunicar-se.

Leia mais
Evento em Feira reúne Comunicadores Populares da Bahia

Evento em Feira reúne Comunicadores Populares da Bahia

12/01/2015

Com a proposta de refletir os processos de comunicação popular e de resistência a partir da perspectiva dos agricultores será realizado entre os dias 13 e 15 de janeiro, no Hotel Seabra, em Feira de Santana, o I Encontro de Comunicação da ASA Bahia.

Leia mais

A transformação na vida de Iremar e Josilda: cuidando da terra e colhendo pão

09/01/2015

A família de Iremar Araújo Machado e Josilda de Jesus Cunha e seus dois filhos Itamar e Davi ainda pequenos moram na comunidade de Sítio Amargoso que fica a 11km do município de Valente, Bahia. Juntos têm dois filhos Itamar e Davi, levam a vida com muita harmonia, companheirismo e união.  Na vida tudo se transforma, e não foi diferente com a família de Iremar e Josilda.

Leia mais

Homologação da Cotação 104/2014

06/01/2015

Homologamos a empresa vencedora para o fornecimento de materiais de construção de 100 cisternas de consumo humano para o município de Feira de Santana-Bahia a fim de atender as necessidades do Termo de Contrato de Prestação de Serviços 024/2014, que fazem entre si o ESTADO DA BAHIA atraves da Secretaria de Desenvolvimento Social de Combate a Pobreza-SEDES e o Movimento de Organização Comunitária-MOC para implantação de tecnologia social de Acesso a Água, Cisternas de Placas...