Famílias agricultoras surpreendem na 2ª Feira da Agricultura Familiar de Retirolândia

29/09/2014

Após 10 anos o município de Retirolândia realizou sua segunda feira com agricultores e agricultoras familiares. Uma festa só! Momento de muita esperança também, pois para cada agricultor e agricultora presente na feira idealizada pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, FATRES, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Assistência Social, vêem o evento como o espaço fundamental para valorizar as várias famílias produtoras que o município tem atualmente. 

Leia mais

Feiras Agroecológicas se expandem na região

24/09/2014

No Território do Sisal e Bacia do Jacuípe, semiárido baiano, as Feiras Agroecológicas expandem-se rapidamente e já estão consolidadas nos municípios de Serrinha, Barrocas, Araci, Quinjingue e Riachão do Jacuípe, e em processo inicial de organização nos municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Luz, Ichu e Pé de Serra. A cidade de Retirolândia realizará sua Feira Agroecológica nos próximos dias 25 e 26 de setembro. Espera-se um público estimado de 500 pessoas, muitas oriundas de municípios vizinhos. 

Leia mais

Dia da Comunicação na Escola é celebrado de forma lúdica e reflexiva

19/09/2014

Numa ação conjunta entre comunidades, famílias, jovens comunicadores e escolas de dez municípios que compõem o Território do Sisal, localizados no semiárido baiano, jovens, crianças e adolescentes comemorarão durante todo o mês de setembro, o Dia da Comunicação na Escola. Essa é mais uma oportunidade de discutir a democratização da comunicação, sobretudo, os direitos das crianças e adolescentes assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 

Leia mais

Encontro discute comunicação popular e comunitária no Semiárido

16/09/2014

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) realizou entre os dias 9 e 11 de setembro o Encontro Nacional de Comunicação, em Gravatá, Pernambuco. O evento discutiu comunicação popular e comunitária no Semiárido e contou com momentos de formação, reflexão e construção coletiva de processos para o fortalecimento da comunicação que queremos para o Semiárido brasileiro. Presentes cerca de 150 pessoas entre comunicadores/as, coordenações das ASAs estaduais, técnicos/as, assessores/as pedagógicos, agricultores/as e convidados/as.

Leia mais

Baú de Leitura: 15 anos celebrados com muita festa

12/09/2014

“De repente me bate um sopro de vida. Que me sacode, que me desperta, que me convida”.Nye Ribeiro

Leia mais

Baú de Leitura 15 Anos: Seminário celebra suas vivências e conquistas

08/09/2014

Ninguém nasce leitor, assim como aprendemos a falar, caminhar, escrever, ler, também nos tornarmos leitores. O sujeito não leitor só precisa ser acordado através do encanto e do prazerque a leitura proporciona. 

Leia mais

Baú de Leitura 15 anos: Severinos e Severinas fazem chover sonhos e esperanças no Sertão

05/09/2014

O texto de hoje- Severinos e Severinas  fazem chover sonhos e esperanças no Sertão cconta como é um dia do Baú de Leitura na sala de aula na comunidade de Malhador no município de Riachão do Jacuípe e mostra como a leitura lúdica e contextualizada contribui para o desenvolvomento e o aprendizado das crianças.

Leia mais

Baú de Leitura 15 anos: Ensinar, a arte de transformar vidas

02/09/2014

Há 15 anos, o Projeto Baú de Leitura rompeu barreiras no método de ensino em alguns municípios do Território do Sisal. Professores/as que desenvolvem a metodologia proporcionam o incentivo para a prática da leitura crítica e prazerosa de crianças e adolescentes, além de contribuírem e fortalecerem a construção de uma educação do campo com a família e a comunidade. Nesta série de matérias voltadas para as experiências desses 15 anos do Baú de Leitura, conheceremos a educadora Eleni Ferreira da Silva Reis, da comunidade de Mari, município de Nordestina. 

Leia mais