Agricultores/as familiares vão qualificar a sua produção e ampliar as alternativas de acesso ao mercado

Agricultores/as familiares vão qualificar a sua produção e ampliar as alternativas de acesso ao mercado

29/08/2014

Nos dias 26 e 27 de agosto o Movimento de Organização Comunitária (MOC) lançou o Projeto: Rede de Cidadania, no Sertão da Bahia com a parceria da Arco Sertão Bahia, Arco Sertão Central e COOPEREDE e com o patrocínio da PETROBRAS. A iniciativa é  pautada nos ideais do comércio justo e economia solidária e nas práticas sustentáveis da agricultura familiar e da agroecologia.

Leia mais

Baú de Leitura 15 anos: Laudécio Carneiro e a descoberta do mundo através da leitura

27/08/2014

A história de Laudécio Carneiro da Silva poderia ter tomado outros rumos se não fosse a sua persistência, sua luta e a confiança em seus sonhos. Tudo começa com a infância vivida na comunidade de Lagoa Grande no município de Retirolândia localizado no território do Sisal.

Leia mais

Baú de Leitura 15 anos: A transformação pelo ato de ler

22/08/2014

Enquanto os meninos e a meninas do semiárido freqüentavam as escolas do campo e no turno oposto participavam da jornada ampliada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, surgiu a necessidade de pensar uma metodologia que animasse o processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Com essa proposta nasce o Projeto Baú leitura no ano de 1999, com a missão de disseminar entre os alunos o gosto pela leitura e conseqüentemente contribuir para a transformação em suas vidas. 

Leia mais

PLEBISCITO POPULAR: por mais participação política no Semiárido e em todo o Brasil

15/08/2014

Estamos em um período especialmente oportuno para a reflexão sobre a democracia. Participar e ser ouvido sobre as decisões que vão afetar diretamente a sua vida é o norte do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que será realizado em todo o Brasil entre os dias 1 e 7 de setembro. 

Leia mais

Simpósio destaca o papel das tecnologias sociais para a convivência com o Semiárido

13/08/2014

“Água de Chuva: segurança hídrica para o século XXI” é o tema do 9º Simpósio de Captação e Manejo de Água de Chuva, que acontece em Feira de Santana entre os dias 12 e 15 de agosto. Na sua nona edição, o evento pretende discutir o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais. 

Leia mais

Jovens comunicadores/as aprendem sobre as diversas linguagens audiovisuais

08/08/2014

Olhos brilhantes e atentos quando o assunto é aprender! É assim o dia-a-dia dos jovens comunicadores/as que fazem parte do Projeto Comunicação pelos Direitos realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio da Petrobras.  O último 06 de agosto marcou bem todos os olhares e acendeu ainda mais a curiosidade e o protagonismo de cada um. Foi realizada na sede da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) no município de Retirolândia uma oficina sobre os diferentes tipos de linguagens audiovisuais.

Leia mais

Projeto de Lei do Marco Regulatório da Sociedade Civil é sancionado

06/08/2014

Após anos de articulações, diálogos e construção coletiva com os mais diferentes partidos e órgãos de Governo, finalmente o Projeto de Lei 7168/14 do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - OSCs foi sancionado no último dia 31 de julho, pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia que reuniu centenas de representantes de organizações da sociedade civil. 

Leia mais