ENTREVISTA: Naidison Baptista fala sobre o Decreto que instaura a Política Nacional de Participação Social

30/06/2014

Divulgado no último dia 23 de maio, o Decreto 8.243/2014 que instaura a Política Nacional de Participação Social reconhece que o povo brasileiro pode dialogar com os gestores públicos federais por meio de instâncias e mecanismos de participação social que já existem ou que poderão ser criados por novas leis ou instrumentos legais. Ele constitui um fortalecimento da capacidade de interferir na política para a elaboração, criação e controle social de políticas públicas a partir das reais necessidades e anseios da população. 

Leia mais

Consea manifesta apoio ao Decreto da Participação Social

27/06/2014

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de acordo com decisão aprovada por sua Mesa Diretiva, manifesta publicamente seu apoio ao Decreto nº 8.243, de 23 de maio de 2014, que instituiu a Política Nacional de Participação Social.

Leia mais

Nota pública da ASA sobre o Decreto 8.243 que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS)

25/06/2014

A história da democracia no Brasil é marcada por um conjunto de acontecimentos que tem na sua marca a participação ativa da sociedade civil organizada. Os processos de participação social não se constituem em novidade no Brasil, de modo especial depois da Constituição de 1988.

Leia mais

Povo do semiárido brasileiro mantém tradição da festa junina

17/06/2014

“A fogueira tá queimando em homenagem a São João, o forró já começou, vamos, gente, arrasta pé nesse salão”.  Quem não cantou ou se deixou contagiar por essa música de Luiz Gonzaga em parceria com Zé Dantas? Quem nunca sentou à frente da fogueira (hoje bem mais limitadas), em frente a casa? Quem nunca soltou fogos, nunca tomou licor, comeu milho assado, amendoim, ou nunca dançou um forró? Uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras, principalmente no nordeste do país, as festas juninas continuam sendo tradição com uma pluralidade de crenças e elementos da cultura popular.

Leia mais

Do campo à cidade, combater o Trabalho Infantil ainda é desafio

13/06/2014

O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o tema. Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país. 

Leia mais

Pelo respeito aos direitos e o fim da violência contra as mulheres

06/06/2014

Com o objetivo de discutir a situação de violência vivenciada pelas mulheres, no último dia 30 de maio, aconteceu no município de Valente uma Audiência Pública com o tema ''Violência contra as mulheres no Território do Sisal''. O evento teve por objetivo debater o problema e elaborar propostas e estratégias para combater/diminuir a violência na região.

Leia mais