ASA divulga Carta Aberta ao Governo e sociedade brasileira sobre acontecimentos envolvendo a CONAB e o PAA

30/09/2013

Nos últimos dias, os meios de comunicação têm veiculado notícias sobre desvios de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em alguns estados e buscando associar Silvio Porto, Diretor de Política Agrícola e Informação (DIPAI) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) aos acontecimentos. A Articulação Semiárido Brasileiro, manifesta sua solidariedade a Silvio Porto em Carta Aberta, afirma interesse na apuração dos fatos. Além de defender  a continuidade e ampliação do PAA, como programa que vem contribuindo com a construção da segurança alimentar das famílias no país. 

Leia mais

Projeto de Lei visa democratizar a comunicação no país

26/09/2013

Com o objetivo de reforçar e contribuir para uma real democracia, a sociedade civil e os movimentos sociais se organizaram para que um projeto de lei e iniciativa popular intitulado Lei da Mídia Democrática vire debate no Congresso Nacional. A atual lei ainda não atende ao seu objetivo fundamental, que seria de ampliar a liberdade de expressão. 

Leia mais

Encontro Pedagógico discutiu cidadania e políticas públicas para o semiárido

23/09/2013

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), através da equipe de Educação do Campo e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizou o III Encontro Pedagógico com as equipes dos Projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura. Entre os dias 18 e 20 de setembro, cerca de 120 participantes, entre educadores e sociedade civil, avaliaram as práticas escolares e participaram de oficinas sobre interdisciplinaridade na Pousada Central, em Feira de Santana.

Leia mais

Feira da Agricultura Familiar reúne agricultores/as em Riachão do Jacuípe

19/09/2013

Acontece nos dias 20 e 21 de setembro a V Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do município de Riachão do Jacuípe. O evento é uma iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Petrobras, Action Aid, Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e EBDA e vai reunir agricultores/as para troca de experiências, exposição e comercialização de produtos.

Leia mais

Experiência de Comunicação contribui para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescente do semiárido baiano

17/09/2013

No Território do Sisal, região do semiárido baiano uma experiência de comunicação tem contribuído para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. O trabalho desenvolvido através do Projeto Comunicação pelos Direitos é uma iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Leia mais

MOC integra frente de ação em campanha contra trabalho infantil

13/09/2013

A campanha “É da nossa conta!” é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), com o objetivo de dar visibilidade ao tema do trabalho infantil e adolescente. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) é um dos parceiros que apoiam e divulgam o processo e práticas

Leia mais

O IDHM e a Água

11/09/2013

Abordando o tema do semiarido nordestino, Roberto Malvezzi (Gogó) publicou o seguinte artigo na página do CONSEA “O IDHM e a Água”. No texto ele foca na melhoria da qualidade de vida do povo do semiárido brasileiro, com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, apontando dados significativos em relação à diminuição na taxa de mortalidade e melhores condições de vida. 

Leia mais

I Feira Solidária será espaço de valorização e comercialização dos produtos da agricultura familiar

05/09/2013

Os agricultores e agricultoras familiares do Estado irão se encontrar para trocar experiências e comercializar produtos durante a realização da I Feira Solidária de Comercialização dos Produtos e Troca de Saberes, que acontece entre os dias 06 e 08 de setembro, na sede do Armazém Arco Central, no município de Serrinha. 

Leia mais