Comissões destacam tecnologias sociais como avanço na política de convivência com o semiárido

25/04/2013

Durante os dias 23 e 24 de abril as Comissões de Recursos Hídricos de 15 municípios dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe participaram de encontro de formação em Serrinha, com objetivo de debater e aprofundar o tema convivência com o semiárido e as políticas públicas de água para produção. A atividade marca o retorno das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas e o planejamento de ações conjuntas com o Projeto Mais Água envolvendo as equipes da APAEB Serrinha e do MOC.

Leia mais

Planejamento do P1+2 reúne equipes de 11 entidades

19/04/2013

Coordenadores/as, gerentes e representantes de entidades responsáveis pela organização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) se reuniram em um Planejamento Estadual nos dias 15 e 16 de abril na Pousada Central, em Feira de Santana. Os participantes discutiram e analisaram a execução de ações do programa, que tem como objetivo o acesso às tecnologias de captação de água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais.

Leia mais

Organizações trocam saberes sobre convivência com o semiárido e agroecologia

16/04/2013

O Programa Semear, implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com financiamento da Agência Espanhola para Cooperação Internacional – AECID, promoveu intercâmbios entre diversas organizações que desenvolvem ações voltadas para conhecimentos de tecnologias inovadoras e práticas agroecológicas  de  convivência com semiárido.

Leia mais

A estiagem e a seca em um novo contexto do Semiárido brasileiro

09/04/2013

A estiagem é um fenômeno da natureza. A fome, a miséria e a morte daí decorrentes, porém, são produtos da ação humana e das políticas dirigidas a essas regiões e populações. Não são, portanto, fenômenos naturais. A seca é política.

Leia mais

Sociedade civil reivindica ações e políticas voltadas para a situação da seca

05/04/2013

O Nordeste Brasileiro vive nos últimos tempos umas das maiores secas dos últimos 60 anos. A forte estiagem que atinge mais de 242 municípios baianos, um total aproximado de três milhões de habitantes, já acumula grandes prejuízos na agricultura, na pecuária, no comércio, na saúde pública e no social.

Leia mais

Sociedade civil organizada solicita regulamentação do Consea Bahia

01/04/2013

Os representantes da sociedade civil organizada que integram o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-Ba), emitiram uma carta aberta ao Governador do Estado da Bahia , Jacques Wagner  em que relatam as dificuldades no funcionamento do referido conselho e cobram solução para a situação.

Leia mais