Delegação africana visita experiências de captação e uso da água do Território do Sisal

28/05/2010

No dia 29 de maio, uma delegação formada por representantes de países africanos de língua portuguesa e do Instituto de Gestão das Águas e Climas (Ingá), estará em Feira de Santana para conhecer as experiências de captação e armazenamento de água acompanhadas pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).O grupo irá conhecer um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo MOC, as experiências de captação e armazenamento de água e seguirá viagem para os municípios de Barrocas e Riachão do Jacuípe para visitar as propriedades dos agricultores familiares Celso e Abelmanto.

Leia mais

Movimento dos Pequenos Agricultores realiza jornada nacional de luta camponesa

27/05/2010

Nos dias 26 e 27 de maio, mais de 15.000 camponeses e camponesas de todo o Brasil, organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), estarão mobilizados em 17 estados do país em defesa da agricultura camponesa e do direito de viver no campo com condições dignas.  

Leia mais

Bahia cria Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional

25/05/2010

O Diário Oficial do Estado da Bahia publicou nos últimos dias 8 e 9 de maio o decreto 12.116, assinado pelo governador Jaques Wagner e sete secretários de Estado, instituindo o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN). Trata-se de uma instância de discussão e assessoramento, com a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual ligados à área de segurança alimentar e nutricional.

Leia mais

3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária acontece em Serrinha

21/05/2010

De 19 a 21 de maio o município de Serrinha realiza a 3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Território do Sisal. O evento é uma realização do Movimento Social do Território, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto Nordeste Cidadania.

Leia mais

Agricultores participam de Intercâmbio em Ouricuri

17/05/2010

No período de 11 a 14 de maio cerca de 30 agricultores do Território do Sisal participaram do Intercâmbio Interestadual do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no município de Ouricuri em Pernambuco. O grupo conheceu as experiências da entidade CAATINGA e também sobre agrofloresta e a ulilização de inseticidas naturais para o combate as pragas das lavouras.

Leia mais

Estudantes de Valente debatem o papel da rádio escola

13/05/2010

Cerca de 30 estudantes, de cinco escolas municipais do município de Valente participaram no dia 12 de maio no Instituto de Desenvolvimento Regional, da reunião para discutir o papel e a importância das rádio escolas. Foi debatido sobre o contexto da rádio educativa, programação e  a relação com a comunicação comunitária. 

Leia mais

Entidades da rede Jovem Rural conhecem experiências de juventude do território do Sisal

06/05/2010

Entre os dias 26 e 30 de abril quatro entidades que compõe a Rede jovem Rural visitaram o território do sisal para conhecer as boas práticas do MOC (Movimento de Organização Comunitária) por meio das experiências dos coletivos juvenis e da implementação dos planos de ações municipais, junto aos espaços institucionais de auto-representação de juventude.

Leia mais

Desenho animado aborda vida no semiárido

04/05/2010

A série de desenhos animados Água, Vida e Alegria no Semiárido, produzida por crianças da 4ª série da escola Doutor João de Oliveira Campos, comunidade de Ponto Novo, município de Riachão do Jacuípe, através da Articulação do Semiárido Brasileiro e com o apoio do Movimento de Organização Comunitária, aborda temas como meio ambiente, uso racional da água e cultura local e ajuda a reforçar a valorização da identidade local e também contexto de convivência com o semiárido.

Leia mais