Seminário discutiu sobre o Programa de Alimentação Escolar

25/09/2009

Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar, a UNICAFES Bahia realizou nos dias 22 e 23 de setembro, no Salão do Acalanto Hotel em Feira de Santana, o Seminário Estadual sobre o Programa de Alimentação Escolar. O encontro reuniu agricultores, cooperativas e educadores que discutiram a cerca dos procedimentos para aquisição dos produtos da agricultura familiar nas escolas.

Leia mais

Agricultores representam a Bahia em Encontro Nacional

24/09/2009

Entre os dias 21 e 23 de setembro estiveram reunidos agricultoras e agricultores de 10 estados da região semiárida brasileira, para apresentar e trocar saberes acerca das experiências que cada um desenvolve no seu cotidiano. O espaço para demonstrar essas práticas foi o I Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, realizado em Camaragibe, Pernambuco, através da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). Entre os agricultores que representaram o estado da Bahia, estão Domício Araújo de Queimadas, e Abelmanto Carneiro de Riachão do Jacuípe. 

Leia mais

PEC da Alimentação é aprovada na comissão especial

23/09/2009

Foi aprovada nesta terça-feira (22), em comissão especial da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais dos brasileiros. De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposta já passou por todas as votações no Senado e, agora, após passar pela comissão especial, será submetida ao plenário.

Leia mais

Jovens representam a Bahia na III Jornada Nacional do Jovem Rural

21/09/2009

Entre os dias 22 a 25 de setembro, acontece em Glória do Goitá, em Pernambuco a III Jornada Nacional do Jovem Rural: Trabalho e Sustentabilidade do Campo. O Programa Especial de Juventude do Movimento de Organização Comunitária (MOC) vai participar da jornada, apresentando a sua experiência de políticas desenvolvidas para jovens rurais e mobilizando uma caravana composta de 80 lideranças juvenis, representantes de 23 coletivos municipais de jovens e  das organizações parceiras: CRJPS, FATRES, APAEB, COOPERJOVENS, MMTR e AMAC.  

Leia mais

Crianças do Semiárido trocam conhecimentos com alunos da Capital

18/09/2009

Crianças e adolescentes de Valente participam nos dias 18 e 19 de setembro do Intercâmbio das Águas, em Salvador. Essa é segunda parte da troca de experiências iniciada no mês de maio em Valente, onde trinta alunos de escolas particulares da capital conheceram de que forma os estudantes do campo convivem com a questão da água. Dessa vez os meninos do Sisal irão conhecer essa rotina em área urbana, participando de oficinas, produzindo peças de comunicação e contribuindo com o Dia Mundial de Limpeza da Praia.

Leia mais

Parecer sobre direito à alimentação será votado no dia 22

17/09/2009

Será votado na terça-feira (22), durante um ato público, o parecer do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) para a PEC 47/03, do Senado, que inclui a alimentação entre os direitos sociais previstos no artigo 6.º da Constituição. Se a proposta for aprovada, a população terá instrumentos para cobrar das autoridades o direito universal à alimentação.

Leia mais

Bacia do Jacuípe realiza Conferência Territorial

16/09/2009

Foi realizada no dia 15 de setembro, no Salão Paroquial do município de Pintadas, a Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bacia do Jacuípe. Entre os encaminhamentos, foram eleitos 48 delegados para representar o território na Conferência Estadual que acontece em outubro, em Salvador. 

Leia mais

Unicef promove encontro com comunicadores do Semiárido

02/09/2009

Durante oficina promovida pelo UNICEF, em Feira de Santana, comunicadores do semiárido discutiram qual o papel da comunicação no fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes e conheceram detalhes da nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2009-2012, que tem lançamento oficial previsto para o mês de outubro.

Leia mais