Conselheiros de oito municípios recebem capacitação

31/10/2008

Conselheiros Municipais de Educação participam do II Curso de Capacitação de Conselheiros, que aconteceu esta semana. O curso reuniu conselheiros de oito municípios e teve como objetivo fortalecer a rede de conselheiros municipais para que possam contribuir com a construção de políticas públicas que contemplem a diversidade cultural e a vida do campo. Durante o evento foi realizada uma oficina sobre Fundamentação Legal da Ação do Conselho, ministrada pela Profª Joelice Ramos.

Leia mais

Sisal tem Plano de Apicultura finalizado

30/10/2008

Aconteceu durante os dias 28 e 29 de outubro no Caldas Palace Hotel, em Caldas do Jorro, no município de Tucano, a Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento da Apicultura no Território do Sisal. Durante o evento, que reuniu cerca de 100 apicultores dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, foi feita a entrega simbólica de 11 motocicletas e um veículo para auxiliar os agentes no deslocamento até as familias.

Leia mais

Angolanos conhecem rádio comunitária

24/10/2008

Após passagem pelas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador, os angolanos Mbuta Pascoal e Faustino Mesquita estiveram nos dias 23 e 24 de outubro na cidade de Feira de Santana para ver de perto como o Movimento de Organização Comunitária e seus parceiros têm contribuído com o desenvolvimento do semi-árido baiano. Em visita a rádio Estrela FM, eles têm o primeiro contato com uma rádio comunitária.

Leia mais

Rádio Sisal censura programa do Sindicato de Valente

22/10/2008

Durante a semana dedicada à Democratização da Comunicação em todo o país, entre os dias 11 e 18 de outubro, um acontecimento chama a atenção no município de Valente, Região do Sisal. A direção da Rádio Sisal AM, em reunião na manhã do dia 16 de outubro, comunicou aos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (STRAF), a suspensão do contrato de veiculação do programa “Falando com o Trabalhador”.

Leia mais

Diagnóstico traça perfil da alimentação escolar

15/10/2008

Entre os dias 12 e 18 de outubro é comemorada a Semana Mundial de Alimentação. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.  Com o objetivo de traçar o perfil da alimentação escolar nos territórios do Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe, o Movimento de Organização Comunitária finalizou recentemente o Diagnóstico da Alimentação Escolar.

Leia mais

Monitores expõem talentos durante capacitação

08/10/2008

O curso de capacitação promovido através do convênio entre o Movimento de Organização Comunitária e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, no Centro de Formação Comunitária (CFC) em Feira de Santana, foi momento de refletir acerca do trabalho desempenhado pelos monitores, mas também de explorar a criatividade cada um deles. De 21 a 24 de outubro tem início uma nova etapa.

Leia mais

Mulheres iniciam articulação através de Fórum

01/10/2008

As mulheres do Semi-árido estão se articulando em torno da garantia de seus espaços através do Fórum de Mulheres do Semi-árido da Bahia. Ainda em fase de estruturação, o fórum será espaço de articulação política formado pelas organizações de mulheres circunscritas na região. No dia 23 de setembro, os grupos e entidades que compõem o Fórum estiveram reunidos em Valente, onde foi discutida a Campanha 16 dias Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, que será realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

Leia mais