Escola e comunidade trabalhando juntas pelo desenvolvimento local

27/06/2007

Iniciado em 1994, o projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo) tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valoriza os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas. O Projeto desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), entidades da sociedade civil e as prefeituras de 19 municípios têm obtido resultados importantes, junto às escolas e comunidades ao final de cada unidade letiva.

Leia mais

Jornal de Valente sai do ar

20/06/2007

O município de Valente perde um importante espaço de debate de seus problemas sociais com a suspensão da transmissão do Jornal de Valente. Na manhã de 13 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em visita ao município recolheu os equipamentos de tv, com os quais prestava-se um serviço de telejornalismo voltado para discussão de demandas das comunidades rural e urbana, além de prestar um importante apoio à divulgação da cultura local.

Leia mais

Um ano de Mãos que Trabalham

12/06/2007

Aumentar auto-estima das mulheres e transformar o seu trabalho em alternativa de renda é um dos objetivos do Projeto Mãos que Trabalham, que está realizando os Seminários Municipais de Avaliação nos dez municípios que atua, para identificar os resultados do projeto e as perspectivas de renovação por mais um ano. Criado em 2006, o projeto que conta com o patrocínio da Petrobrás capacita 25 grupos dentro dos princípios da economia solidária.

Leia mais

Trocas solidárias resgatam o espírito comunitário

11/06/2007

Durante o Ciclo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizado em Feira de Santana, agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de fazer o resgate da Troca Solidária que, sem utilizar a moeda real, contribui com a produção e distribuição de riqueza voltada para a valorização do ser humano. O espaço de trocas solidárias na I Feira de Mulheres Produtoras da Bahia mostrou que o dinheiro não é a única alternativa na hora de pensar a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Leia mais

Mais sensibilidade para erradicar o trabalho infantil

06/06/2007

Combater o trabalho infantil é uma missão que é responsabilidade de todos os setores da sociedade. Uma das ações que marcam esta luta é o 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, destinado à reflexão sobre a erradicação desta forma de trabalho nos cinco continentes do mundo. Em entrevista, Eliana Carneiro, coordenadora do Programa de Criança e Adolescente do MOC chama a atenção para a necessidade de mais sensibilização por parte da sociedade civil e o poder público para efetivar ações voltadas para resolução da questão.

Leia mais