Pouca Agricultura Familiar na alimentação

27/09/2006

A Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) com o apoio do MOC realizou uma pesquisa em nove municípios da Região do Sisal para identificar a origem dos alimentos que as Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde e Educação fornecem para escolas, hospitais, delegacias e Jornadas Ampliadas. A pesquisa identificou que em somente 11% dos casos a merenda distribuída pelas Secretarias Municipais é composta predominantemente por produtos da agricultura familiar. 44% das Secretarias compram somente uma pequena parte dos alimentos (menos de 10% do total) da mão de agricultores familiares e a maior dificuldade para a aquisição desses alimentos é a falta de nota fiscal.

Leia mais

Os Sentidos da Política

20/09/2006

Artigo sobre a amplitude e o papel da política na vida dos jovens do campo escrito por Emanuel José Mendonça Sobrinho e Clodoaldo Almeida da Paixão, técnicos do MOC.

Leia mais

O poder jovem e as brechas na política

20/09/2006

Artigo sobre a juventude rural que cada vez mais se mobiliza para intervir no poder público e encontrar soluções para suas comunidades.

Leia mais

Parceiros Por Um Sertão Justo: ligando Brasil e Grécia com vínculos de solidariedade

20/09/2006

Confira a história de vida de um trabalhador rural de 46 anos, dos quais 26 são dedicados ao trabalho como cevador no motor de sisal. Com dois filhos, pouco lê e pouco escreve, enfrentando uma jornada de trabalho longa e de pouca remuneração. Para melhorar a vida de pessoas como essa, o MOC está iniciando um novo projeto na Região Sisaleira em parceria com ActionAid Brasil. O projeto Parceiros Por Um Sertão Justo já iniciou o cadastramento das crianças que serão atendidas no sistema de vínculos solidários.

Leia mais

Mãos que Trabalham: Novas perspectivas para mulheres do campo

19/09/2006

Matéria sobre o projeto Mãos que Trabalham" que capacita mulheres e gera nova perspectiva de renda. O projeto é desenvolvido pelo MOC com o patrocínio da Petrobrás.

Leia mais

Projeto capacita mulheres e gera nova perspectiva de renda

18/09/2006

Matéria sobre o Projeto Mãos que Trabalham, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Rede de Produtoras da Bahia e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), com o patrocínio da Petrobrás.

Leia mais

MOC lança projeto

15/09/2006

Nota sobre o Café da Manhã de Lançamento do Projeto Mãos que Trabalham

Leia mais

Aviso de licitação / Pregão Presencial No. 001/2006

15/09/2006

O MOC torna público que realizará, no dia 28/09/2006, às 15h, na Rua Pontal, 61 – Cruzeiro, Feira de Santana-Bahia, a licitação destinado ao fornecimento de almoços e lanches. Total de itens licitados: 02. O Edital, contendo todas as informações (Anexo I) e a planilha para apresentação do orçamento pelo fornecedor (Anexo II), encontram-se disponíveis no endereço www.moc.org.br/editais. Outras informações pelo telefone (75) 3221.1393. Feira de Santana, Bahia, 15 de Setembro de...

Download