Conselho Tutelar começa a funcionar sem estrutura em Retirolândia

29/03/2006

Retirolândia, município que apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Infantil (IDI), não prioriza o atendimento às crianças no Hospital Municipal. E o Conselho Tutelar recém criado não dispõe de estrutura para o seu próprio funcionamento. Em Feira de Santana, entidades do movimento social dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe encontraram-se para debater formas de atuação mais articulada na promoção e garantia dos direitos de meninos e meninas do sertão baiano. O fortalecimento dos conselhos e a criação de projetos experimentais são algumas das prioridades das organizações.

Leia mais

Nossa água de cada dia

20/03/2006

Estiagem, seca, fome e sede sempre marcam os noticiários de jornais, rádios e TV quando o assunto é sertão. Mas na Semana da Água de 20 a 27 de março de 2006, a população da Região Sisaleira quer mostrar que está atenta para a criação de alternativas de convivência com o semi-árido e políticas públicas que garantam a sobrevivencia na região. Movimentos sociais em parceria com o MOC estão mobilizados e irão realizar eventos que possam discutir e mostrar as várias experiências que vem fazendo do sertão um lugar melhor de se viver.

Leia mais

Trabalhadora sem direito a aposentadoria

08/03/2006

O Dia Internacional da Mulher é de luta e reivindicações. A trabalhadora rural Francisca Souza de Aquino reivindicou a sua aposentadoria por idade durante a caminhada das mulheres, em Feira de Santana. Ela já solicitou o beneficio à Previdência Social e teve o direito negado. Agora o Sindicato dos Trabalhadores Rurais entrou com um recurso e com as provas de que a trabalhadora, de 57 anos, já trabalhou mais que o dobro exigido pela lei, que é 15 anos de serviço na zona rural.

Leia mais

Mulheres com a mão na massa

07/03/2006

As mulheres do sertão estão colocando a mão na massa de cimento, construindo cisternas para captação de água da chuva. Uma experiência desenvolvida pelo Programa de Água e Segurança Alimentar do MOC está capacitando 34 mulheres trabalhadoras rurais para atuarem como pedreiras em três municípios da Região Sisaleira da Bahia.

Leia mais

Devolver para transformar

02/03/2006

Desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Secretarias Municipais de Educação, o Projeto Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) tem mudado a realidade da Educação do Campo nos municípios da Região Sisaleira, onde atua. Com uma metodologia simples, na qual o objetivo é modificar a realidade do campo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade e do município, cria com as chamadas "devoluções" momentos intensos de conscientização e mobilização.

Leia mais