Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
Dia da Comunicação na Escola é celebrado de forma lúdica e reflexiva
19/09/2014
Como quase a totalidade das cidades brasileiras, os municípios que compõem o Território do Sisal, localizados no semiárido baiano, não são diferentes dos demais. Convive-se com drogas, ambições, violência e falsos valores. Entretanto, jovens, crianças e adolescentes que namoram, estudam, têm sonhos e estão à procura de novo rumo para suas vidas, encontraram no Projeto Comunicação pelos Direitos – CPD, a possibilidade de não assistirem de braços cruzados a essa dura realidade. Ali estão sendo despertados, sensibilizados e conscientizados sobre a garantia aos seus direitos, e ao combate a exploração e violência contra crianças e adolescentes, tendo a Comunicação como uma das ferramentas.
Mobilizados, numa ação conjugada entre comunidades, famílias, jovens comunicadores e escolas de dez desses municípios, comemorarão durante todo o mês de setembro, o Dia da Comunicação na Escola. Essa é mais uma oportunidade de discutir a democratização da comunicação, sobretudo, os direitos das crianças e adolescentes assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Todas as ações voltadas à celebração da data podem contribuir significativamente para fomentar a percepção da diversidade e capacidade de reflexão das realidades no espaço em que estão inseridos.
Atividades
O Dia da Comunicação na Escola está sendo exaltado em cada cantinho das escolas dos municípios envolvidos, numa ação do Projeto CPD, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC, com patrocínio da Petrobrás. Na comunidade de Lagoa Grande, município de Retirolândia, uma gincana estudantil foi realizada no último dia 12 de setembro, com objetivo de desenvolver a criatividade dos alunos, despertar novos talentos, e mobilizar a comunidade destacando a importância dos direitos de meninos e meninas sobre a democratização da comunicação. Ali, os alunos da Escola Municipal Evangelho Santiago durante toda a manhã participaram de provas da gincana elaboradas de acordo ao tema, com muitas brincadeiras e premiações.
Breno Santiago, um dos jovens comunicadores do projeto destaca o diferencial na comemoração: “O diferencial dessa iniciativa é o envolvimento das crianças em atividades lúdicas recreativas ligadas à comunicação levando-se em consideração a metodologia da educomunicação como meio de transformação social, fazendo com que os alunos envolvidos no projeto passem a construir um olhar crítico diante do que vêem nos meios de comunicação disponíveis na sua realidade”.
No município de Conceição do Coité, segundo Jucicléia Araújo, professora da Escola João Rodrigues da Silva, durante todo o mês as escolas municipais trabalham com um projeto local, o “Projeto Peteca”, que visa conscientizar os alunos sobre seus direitos enquanto crianças ou adolescentes, com o olhar voltado principalmente, sobre a temática da exploração do trabalho infantil. “Comemoramos o Dia da Comunicação na Escola com muitas atividades dentre elas a confecção de cartazes, apresentação de telejornais pelas crianças e a gincana, uma atividade lúdica que ajuda na questão da desenvoltura, destaca potencialidades e habilidades e reforça o que também está sendo trabalhado no nosso projeto, com a conscientização sobre o processo da comunicação como um direito”, enfatiza Jucicléia.
Segundo as jovens Shirley Lima e Rosimeire Santos comunicadoras do projeto, na comunidade de Lagoinha localizada no município baiano de Queimadas, no local foram realizadas brincadeiras infantis, cantigas de rodas, mímicas, distribuição de brinquedos e apresentação de um vídeo que aborda a relação da mídia na vida das crianças e adolescentes. Foram feitas discussões sobre o vídeo para um melhor entendimento sobre a violação dos seus direitos.
No município de Araci, além de atividades ligadas ao tema com apresentações de idéias construtivas, construção de consciência e direção assertiva para os objetivos do Projeto, à comunidade foi beneficiada com diversos serviços como manicure, cortes de cabelo e outras atividades.
Comunicação como Direito
A comunicação significativa influencia, seduz, lidera, gera resultados, logo é meio de formação de indivíduos autônomos no pensar, falar e agir. O Projeto Comunicação pelos Direitos trabalha sobre a perspectiva de que os meios de comunicação têm relevante papel na educação, pois influenciam na criação de uma consciência que transcende os valores pessoais com foco em valores universais éticos e de interesse do coletivo.
O Dia da Comunicação na Escola nos dez municípios conta com a participação do MOC, Secretarias Municipais de Educação, de Assistência Social, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, Pastoral da Criança, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – PETI e dos Agentes Comunitários de Saúde. Conta principalmente e de forma ativa, com a participação dos jovens comunicadores, dos alunos, gestores e professores escolares, além da própria comunidade que já percebe a importância de se pensar possíveis caminhos para superar as limitações e evidenciar possibilidades da aproximação dos recursos da Comunicação às crianças e adolescentes e as demais pessoas que ali vivem, conscientizando-as sobre a relevância da Comunicação como direito e ferramenta para a construção de políticas públicas, práticas cidadãs e multiculturais.
DOWNLOAD DO ANEXO