Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
Programa Vida Melhor Urbano forma beneficiários em Feira de Santana com curso de Gestão de Negócios e entrega certificados
04/02/2025
Entre os dias 28 e 31 de janeiro, beneficiários do Programa Vida Melhor Urbano, através do MOC, tiveram a oportunidade de participar de um curso de Gestão de Negócios na UNIS Portal do Sertão, em Feira de Santana. A formação teve como objetivo aprimorar habilidades e fortalecer os pequenos negócios desenvolvidos pelos participantes, proporcionando um acesso fundamental a ferramentas que auxiliam na gestão mais eficiente de suas atividades empreendedoras.
A qualificação dos/as trabalhadores/as busca preparar indivíduos por meio de uma formação profissional específica, permitindo o aprimoramento e a execução de suas habilidades. Essa formação contribui diretamente para o fortalecimento dos negócios desenvolvidos e para a melhoria das condições de trabalho e produção.
O Vida Melhor Urbano é uma iniciativa que busca melhorar as condições de vida da população periurbana, promovendo inclusão social e econômica por meio da qualificação profissional. Além da formação, o programa também atua facilitando o acesso ao microcrédito, à formalização de empreendimentos e à articulação com outras políticas públicas essenciais, como assistência social, segurança alimentar, educação e saúde.
Iara Andrade, técnica do MOC no Vida Melhor Urbano, também ressaltou a importância dessas ações para o fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras da economia popular e solidária: "Estamos desenvolvendo ações estratégicas para aprimorar o atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras por conta própria, que fazem parte da economia popular e solidária.
Formação que transforma vidas
Durante o curso, foram abordados temas como planejamento financeiro, gestão de pessoas e estratégias de vendas, proporcionando aos participantes ferramentas para gerir seus empreendimentos de maneira mais eficiente. Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de acesso a um curso profissionalizante de qualidade.
"O curso traz um grande empoderamento para as pessoas, especialmente no que diz respeito à autonomia e ao conhecimento prático. Durante as oficinas, ensinamos desde conceitos básicos, como gerenciar um negócio e movimentar uma conta bancária, até estratégias mais avançadas para controlar finanças e planejar o crescimento dos empreendimentos", destacou Bruna Pires, facilitadora da oficina.
Para Soraya Bento, beneficiária do projeto, a experiência tem sido enriquecedora: "Tem impactado muito minha vida. Estou aprendendo a cada dia e melhorando meu negócio. Sem capital e sem informação, a gente se sente perdida. O curso está sendo ótimo, estou relembrando coisas que havia esquecido e aprendendo o que não sabia. Agora, consigo passar informações mais precisas para os meus clientes, o que melhora muito o meu trabalho no dia a dia".
Impacto social e econômico
Flávio Bastos, coordenador do Vida Melhor Urbano, reforça a importância dessa etapa do projeto: "Aqui em Feira de Santana, o Vida Melhor Urbano está em um momento crucial, que é a qualificação socioprofissional. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao microcrédito, à formalização de microempreendedores individuais, associações e cooperativas. Além disso, buscamos articular o acesso das famílias a outras políticas públicas, como trabalho, renda, assistência social e segurança alimentar. Essa integração e articulação de políticas são essenciais para o desenvolvimento social das famílias".
A entrega dos certificados marcou a conclusão de mais uma etapa do projeto, simbolizando não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a possibilidade de uma vida mais digna e próspera para os participantes. O Vida Melhor Urbano segue transformando vidas, demonstrando que, com investimento em educação e infraestrutura, é possível construir um futuro mais justo e igualitário para todos.
Novos cursos serão facilitados em breve, ampliando ainda mais as oportunidades de formação e desenvolvimento para os trabalhadores e trabalhadoras da economia popular e solidária.
Texto: Alan Suzarte