Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
Curso de técnicas de vendas qualifica trabalhadores da Economia Popular e Solidária em Feira de Santana
20/12/2024
Entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2024, a Unidade de Inclusão Socioprodutiva (UNIS), localizada no Centro Social Urbano (CSU) de Feira de Santana, recebeu o Curso de Técnicas de Vendas, promovido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC). Essa capacitação marcou o início de uma série de formações planejadas para qualificar trabalhadores e trabalhadoras por conta própria da Economia Popular e Solidária no município.
O curso foi ministrado por Anderson Pinto, colaborador da Cooperativa de Trabalho, Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPESER), e por Iara Andrade, técnica do MOC, ambos especialistas em Gestão e Técnicas de Vendas. Durante os quatro dias de formação, os participantes tiveram acesso a conteúdos que reforçaram suas habilidades práticas e teóricas, abordando estratégias para potencializar suas vendas e melhorar o relacionamento com os clientes.
A qualificação profissional, como enfatizado pelos organizadores, é essencial para preparar os indivíduos a enfrentar as exigências do mercado e aprimorar suas competências. Ao oferecer essa formação, o MOC reafirma seu compromisso com a promoção da inclusão socioprodutiva e o fortalecimento da Economia Popular e Solidária, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.
Essa iniciativa representa mais um passo na construção de uma economia mais justa e colaborativa, onde trabalhadores e trabalhadoras possam transformar seus negócios em motores de desenvolvimento social e econômico.
No último dia do curso, os trabalhadores e trabalhadoras receberam seus certificados em uma cerimônia especial que contou com a presença de Reinilda Santos, Coordenadora do Programa Vida Melhor Urbano (PVMU) e da UNIS Portal do Sertão. A ocasião destacou a importância da qualificação como ferramenta para fortalecer a autonomia e ampliar as oportunidades de geração de renda dos participantes.
O Programa Vida Melhor Urbano tem o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva por meio do trabalho decente e digno, auxiliando empreendedores individuais através de estudos de viabilidade econômica (EVE). A perspectiva é melhorar e incrementar a renda, além de superar vulnerabilidades sociais, apoiando empreendedores individuais, familiares e em rede. O programa reforça a importância de qualificação como estratégia para enfrentar os desafios do mercado e ampliar o desenvolvimento dos negócios locais.