Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
O MOC PRESENTE NA 15ª FEIRA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA
16/12/2024
Entre os dias 11 e 15 de dezembro, o Parque Costa Azul, em Salvador, tornou-se o centro das atenções para a agricultura familiar e a economia solidária no Nordeste, durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) e a 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar. O evento reuniu mais de 600 expositores de 27 territórios de identidade da Bahia e de outros estados do Nordeste, celebrando a diversidade cultural, os sabores, e as tradições da região.
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) esteve presente em diversos espaços de destaque, reforçando seu compromisso com a convivência no Semiárido, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização das identidades culturais. Confira os principais momentos da participação do MOC:
PRINCIPAIS DESTAQUES DO MOC NA 15ª FEBAFES:
Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido:
Com a participação da coordenadora geral do MOC, Célia Firmo, o fórum discutiu importantes estratégias para a convivência sustentável no Semiárido, abordando desafios e soluções que promovam o desenvolvimento regional com base na sustentabilidade.
Seminário Nacional do Selo Biocombustível Social:
A coordenadora geral do MOC, Célia Firmo, participou ativamente deste seminário, que reuniu representantes de diferentes organizações para discutir o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a inclusão social e produtiva no setor de biocombustíveis. A presença do MOC reforçou a importância da agricultura familiar no fornecimento sustentável de matérias-primas para o setor, alinhando-se às pautas de desenvolvimento sustentável e justiça social.
Fórum Eugênio Peixoto da Agricultura Familiar do Nordeste:
A coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), Reinilda Santos, representou o MOC em um debate sobre políticas e práticas para o fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste, destacando o papel da economia solidária como caminho para a justiça social e econômica.
VIII Simpósio de Pesquisas e Experiências da Agricultura Familiar:
O colaborador do MOC, Benício Abel da Silva Andrade Leão, apresentou o trabalho científico intitulado:
"Agroecologia no Portal do Sertão: Interfaces entre Sustentabilidade e Políticas Territoriais Rurais no Sítio do Ceilão, Santanópolis – BA", destacando como as práticas agroecológicas podem ser um modelo inspirador de sustentabilidade e desenvolvimento para o Semiárido.
Consórcio das Juventudes:
No espaço dedicado à juventude, o MOC apresentou o relato de experiência:
"Valorizando Saberes para o Fortalecimento das Identidades no Semiárido Baiano", reforçando a importância das culturas locais e a autonomia das juventudes na construção de um Semiárido mais forte e inclusivo.
Encontro das Entidades de ATER:
No Encontro das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o MOC foi representado por Nuria Mariana, Mateus Jonnei e Ana Dalva Santana, que participaram das discussões sobre o fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido baiano, enfatizando a importância de assessorias técnicas alinhadas à sustentabilidade.
Seminário Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica:
A coordenadora do PFEES, Reinilda Santos, participou deste importante espaço, que contou com a presença de Thiago Pereira, coordenador do Programa Bahia Sem Fome, e da apresentação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), conduzida por Vivian Libório, do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Essas discussões abordaram a implementação de políticas públicas para a promoção da agroecologia.
Comercialização Solidária:
Durante o evento, o ponto fixo de comercialização da Cooperativa dos Beneficiadores de Produtos da Agricultura Familiar de Santaluz (Cobencol), assessorado pelo MOC, esteve presente, oferecendo a famosa tapioca, que conquistou o público. A iniciativa reforça a geração de renda para os agricultores e promove a alimentação saudável.
Rede de Produtoras da Bahia:
A Rede de Produtoras da Bahia assessorada pelo MOC, teve um papel essencial no evento, sendo responsável pelo fornecimento de toda a alimentação da Febafes durante os cinco dias de atividades. Com alimentos 100% oriundos da agricultura familiar, a rede forneceu refeições para uma média de 600 pessoas por dia, demonstrando a força e a organização da produção familiar baiana. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da produção local e a promoção da segurança alimentar.
A Febafes vai além de uma feira; é um espaço de encontro, aprendizado e valorização da identidade do povo do Semiárido e do Nordeste. Mais do que um evento, ela se torna uma verdadeira vitrine para a riqueza cultural, os saberes locais e o potencial produtivo de milhares de agricultores familiares, artesãos e empreendedores da economia solidária.
A interação entre os expositores, o público visitante e as instituições participantes fortalece os laços comunitários, fomenta a troca de conhecimentos e inspira práticas inovadoras para a convivência com o Semiárido. Além disso, a feira cria oportunidades reais de negócios, promovendo a autonomia econômica de agricultores e artesãos, especialmente aqueles assessorados pelo MOC.
O Movimento de Organização Comunitária reafirma seu compromisso em transformar vidas, fortalecer comunidades e construir um Semiárido justo, sustentável e inclusivo para todos.