MOC assina novo projeto com a KNH para Fortalecer Comunidades na Caatinga
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) recebeu, entre 14 e 16 de maio, representantes da Kindernothilfe (KnH) Brasil e Alemanha, uma entidade que defende os direitos de crianças e adolescentes.
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) teve a honra de receber a visita de representantes da Kindernothilfe (KnH) do Brasil e da Alemanha, entre os dias 14,15 e 16 de maio, uma entidade dedicada aos direitos de crianças e adolescentes. O encontro teve como objetivo a assinatura de um contrato para um novo projeto em parceria entre o MOC, KnH e o governo alemão, através do BMZ. O projeto, intitulado “Edu-cativando na Caatinga - Fortalecimento da resiliência das comunidades afetadas no bioma Caatinga na região semiárida da Bahia”, visa fortalecer as comunidades rurais no bioma Caatinga, com foco especial em crianças, jovens e suas famílias, para protegê-los dos impactos das mudanças climáticas no semiárido baiano.
Durante a visita, os representantes da KnH demonstraram grande interesse em conhecer de perto a realidade do projeto, as crianças assistidas, as mulheres, as famílias e as comunidades rurais envolvidas. Eles também procuraram se aproximar da equipe responsável pelo projeto, entender a metodologia do MOC e esclarecer dúvidas administrativas do novo projeto.
A visita incluiu um tour pelo Semiárido, onde os representantes puderam observar a experiência do MOC em comunicação comunitária, educação contextualizada, educação ambiental, além de conhecerem as culinárias locais, a rede de proteção de crianças e adolescentes, os grupos de mulheres rurais e o sistema do Programa Água Doce. As comunidades de Rose, em Santaluz, e Mandassaia 2, em Riachão do Jacuípe, foram algumas das visitadas, proporcionando uma visão abrangente das iniciativas locais e dos desafios enfrentados.
Este novo projeto representa um passo importante na luta para fortalecer a resiliência das comunidades do bioma Caatinga, promovendo um futuro mais sustentável e protegido para as gerações futuras.