MOC realizou o III Encontro de Coordenações Municipais do CAT /Baú de Leitura e Sociedade Civil em Feira de Santana

MOC realizou o III Encontro de Coordenações Municipais do CAT /Baú de Leitura e Sociedade Civil em Feira de Santana

21/09/2018

#MOC_PorumSertaoJusto

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), realizou nos dias 19 a 21 de setembro, o III Encontro de Coordenações Municipais do Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), Baú de Leitura e Sociedade Civil, em Feira de Santana. O encontro tem como principal objetivo de estudar e debater a proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) frente a Educação Contextualizada, bem como avaliar, aprofundar e planejar ações dos trabalhos pedagógicos nos municípios, a partir da temática da Ficha Pedagógica e Projeto Baú de Leitura.

“Realizamos esse encontro trimestralmente, com coordenadores e sociedade civil para avaliar as ações do CAT e BAÚ DE LEITURA, as ações de educação do campo contextualizada nos municípios. Analisamos, discutimos, algumas questões ligadas a essas avaliações trazidas pelos próprios coordenadores e no último dia a gente faz o planejamento dos próximos passos do CAT e do BAÚ. Os professores também trouxeram o fluxograma para avaliar o CAT, a partir da ficha pedagógica, que é o instrumento de trabalho deles em sala de aula e depois houve debates sobre a retrospectiva do CAT, enquanto avanço de política pública. E para encerrar eles construíram seus planejamentos, para retornarem ao município”, frisou Ana Paula Duarte do PECONTE.

O encontro avaliou a prática pedagógica a partir dos resultados e mudanças provocadas com o trabalho da Ficha Pedagógica, durante o primeiro semestre e inicio do segundo e como o Baú de Leitura pode contribuir nesse processo, ponderando essa prática que fortalece a Educação do Campo Contextualizada e busca subsídio para melhorar e qualificar essa educação. Assim seguiu as discussões e reflexões sobre o que poderiam planejar as ações para o próximo período do CAT/Baú de Leitura e também aprofundaram com estudos e rodas de diálogos a concepção de leitura e literatura do Projeto Baú de Leitura enquanto instrumento de desenvolvimento humano e comunitário.

Houve ainda a retomada do processo de construção das Políticas Públicas de Educação do Campo, a partir do apoio dos projetos Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP) e OMICROM. Foram momentos de avaliação, reflexão e realmente de aprofundamento dos saberes, das concepções do Baú de Leitura, avaliando a prática com o Projeto e relacionando com outras leituras do Semiárido e leitura de mundo. 


Por Alan Suzarte

Programa de Comunicação do MOC.