Lançada a Caravana MOC 50 anos - Por um Sertão Justo

Lançada a Caravana MOC 50 anos - Por um Sertão Justo

31/03/2017

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) lançou nesse 31 de março a Caravana MOC 50 anos – Por um Sertão Justo durante sua Assembleia Geral Ordinária, na Pousada Central em Feira de Santana. Trata-se de uma proposta de celebração dos 50 anos da entidade que culminará em setembro deste ano. O período até lá será de muitas expectativas e de várias ações comemorativas e programáticas que envolverão o MOC e seus sujeitos nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão.

"A Caravana MOC 50 anos que está sendo lançada hoje desbravará as estradas do sertão, desde o Portal ao seu coração, promovendo diálogos com as pessoas sobre as lutas, os desafios, as resistências e resiliências necessárias para unir forças e construir um mundo mais justo nesse lugar chamado Sertão", ressaltou a coordenadora pedagógica do MOC, Vandalva Oliveira, que socializou as ações da Caravana.

Naidison Baptista, representante da ASA Bahia e assessor da diretoria executiva do MOC emocionou a todos ao contextualizar a caminhada do MOC nesses 50 anos, vindo às lágrimas ao lembrar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). "Rejeitado no primeiro momento fomos plantando a ideia devagar. A suspensão do trabalho infantil tomou corpo nessa nossa construção por um Sertão justo", enfatizou.

"Inquieto", assim foi definido o fundador do MOC, Albertino Carneiro, sob o olhar de Naidison que trilhou os caminhos do MOC desde sua criação em plena época da ditadura militar até os dias atuais. Naidison lembrou do MOC que trabalha na perspectiva da cidadania, da interferência política, dos direitos e vida das mulheres, da educação contextualizada, do MOC que trabalha com a convivência com o Semiárido, com Agroecologia, com a comunicação democrática, do MOC com representação em diversos espaços de incidência e do MOC da resistência nas praças, ruas, atos e mobilizações,

O Secretário Jerônimo Rodrigues, da SDR fez um breve pronunciamento lembrando da sua trajetória no MOC e saudou pelos 50 anos da instituição. 
O evento reuniu sócios, representantes da sociedade civil organizada e do poder público, além de amigos, colaboradores e parceiros, dentre eles representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR/CAR), da ASA Bahia, das APAEBs de Feira de Santana e Serrinha, dos SINTRAFs dos municípios de Feira de Santana, Anguera e Araci, MMTR Regional, Arco Sertão, Rede de Produtoras da Bahia, Coopercom, Coopeser, Centro São João de Deus/Ichu e representante da Associação Comunitária de Canto/Serrinha.


DOWNLOAD DO ANEXO