Mais 10 mil famílias com tecnologias para produção de alimentos no semiárido

06/12/2013

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) celebra a marca de mais 10 mil tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva construídas no Semiárido pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Resultado alcançado seis meses após o início do projeto, que prevê a construção de 20 mil tecnologias até maio de 2014. Desde que surgiu, em 2007, o P1+2 já implementou mais de 35 mil tecnologias em todo o Semiárido brasileiro.

As primeiras tecnologias do P1+2 realizadas através da parceria com a Petrobras foram inauguradas em julho deste ano, no Rio Grande do Norte. De lá para cá, as 65 organizações da ASA que executam a ação em todos os estados da região semiárida implementaram quatro tipos de tecnologias: cisternas-calçadão, cisternas-enxurrada, barreiros-trincheira e barragens subterrâneas. Todas elas estocam água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais.



O trabalho do Programa Uma Terra e Duas Águas vai além da construção das tecnologias de captação de água da chuva , desenvolve ações de mobilização das comunidades, capacitação das famílias e dos pedreiros/as e intercâmbios entre os/as agricultores/as familiares. Há diversos momentos e espaços para as trocas de saberes e conhecimentos e também a sistematização das experiências.

 
Outra ação importante são os bancos de sementes que trabalham na perspectiva da estocagem e organização das sementes pelas comunidades para serem usadas no plantio. São as sementes chamadas de crioulas, cultivadas no âmbito da agricultura familiar que proporcionam autonomia para os agricultores e agricultoras sobre o que plantar, não ficando dependentes das sementes distribuídas pelo governo e que não são adequadas para a região.Além disso, essas sementes fortalecem as relações da convivência com o semiárido, o sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive e garantem a segurança alimentar e nutricional das famílias


Além das 10 mil tecnologias construídas nesses seis meses, as organizações da ASA executoras desse contrato de patrocínio já cadastraram 95% das famílias previstas para receberem as tecnologias e cerca de 90% das implementações já estão com fornecedores contratados para a entrega dos materiais. Até maio de 2014, as 20 mil tecnologias devem estar finalizadas, o que significa que cerca de 100 mil pessoas no Semiárido terão a possibilidade de guardar água para dinamizar sua produção. No total serão 10 mil cisternas-calçadão, 6.450 cisternas-enxurrada, 3.330 barreiros-trincheira e 250 barragens subterrâneas. 

O MOC- O Movimento de Organização Comunitária é uma das organizações da ASA que desenvolvem o Programa Uma Terra e Duas Águas através da parceria com a Petrobras. A entidade já construiu 178 tecnologias de captação de água da chuva no semiárido baiano entre 50 barreiros trincheira, 49 cisternas de enxurrada e 79 cisternas calçadão nos municípios de Riachão do Jacuípe, Biritinga, Araci e Santa Luz. Também desenvolveu um banco de sementes, um viveiro de mudas e diversas trocas de experiências nos intercâmbios entre os agricultores/as.

Dona Maria Zélia de Carvalho agricultora familiar do município de Biritinga conta que as tecnologias de captação de água da chuva tem trazido muita alegria e mudança na qualidade de vida das famílias. “Hoje temos água para produzir e produzimos alimentos saudáveis e de qualidade. Com a venda dos produtos têm melhorado a renda das famílias e também o comércio local que está mais movimentado”, completa.


Além do patrocínio da Petrobras, o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) conta com a parceria do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


DOWNLOAD DO ANEXO