Projeto pesquisa as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes no semiárido baiano

28/11/2013

O Projeto Comunicação pelos Direitos (CPD) é uma ação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e busca fortalecer ações para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em comunidades rurais de dez municípios do semiárido baiano, são eles: Serrinha, Araci, Quijinque , Ichu, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, São Domingos,  Queimadas e Nordestina.


As ações do Projeto CPD são pautadas em formações e discussões com jovens comunicadores comunitários, educadores/as, crianças ,  adolescentes e sociedade civil sobre educomunicação  e  direitos das crianças e dos adolescentes.


Nos últimos meses uma das ações de destaque do projeto Comunicação pelos Direitos foi a aplicação nos dez municípios de atuação de uma pesquisa sobre as principais violações dos direitos das crianças e dos adolescentes.  Essa pesquisa foi aplicada pelos próprios jovens comunicadores que integram o projeto com uma metodologia de alternância, onde os jovens trocaram de comunidade e município por alguns dias para realizar o trabalho e conhecer a realidade de outros lugares.
 

Shirley Lima jovem comunicadora do município de Queimadas trabalhou na aplicação da pesquisa em comunidades rurais do município de Nordestina, onde atuam também como comunicadores pelo Projeto CPD os jovens Suzana Santos e Crispiniano Pereira.  Para Shirley o trabalho de pesquisa, além de uma novidade e um desafio foi trabalho de muito aprendizado e troca de experiências.


Foi um momento onde ela pode conhecer de perto as histórias das comunidades, das pessoas e também constatar no dia a dia as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Adquiri aprendizados para resto da vida. Vi situações de fome, pobreza, miséria. As pessoas começam a se abrir, contar as histórias e a gente vai pesquisando, entrevistando e compartilhando com eles cada história”, completa.


Suzana Santos, jovem de Nordestina que aplicou a pesquisa na comunidade do município de Queimadadas disse que um dos sentimentos que ela teve durante o trabalho foi o sentimento de medo. Ela teve medo das reações das pessoas e de como seria recebida na comunidade. Mas o medo foi superado e diante dos desafios Suzana conta a sua experiência “ Conheci pessoas e histórias que não imaginava que existiam. Vi muitos casos de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Muitos casos de drogas, alcoolismo, fome, miséria e disputas políticas. Foi um aprendizado e uma troca de experiências incrível”, finaliza

Plano de Ação- Concluído o trabalho de campo, de coleta dos dados e questionários os/as jovens comunicadores que aplicaram a pesquisa participaram de um momento de socialização das suas experiências. Foi um momento, onde todos contaram suas vivências e principalmente um momento onde afirmaram a importância do Projeto Comunicação pelos Direitos para mudar as diversas realidades. Eles estão cada vez mais envolvidos das ações e conscientes do papel de ser um jovem comunicador comunitário. Conscientes da capacidade de mobilização e, sobretudo de serem cidadãos mais ativos e com poder de transformação.

Após a entrega de todos os questionários e de todo o material coletado durante a pesquisa do Projeto Comunicação pelos Direitos será feito um trabalho de sistematização dos dados. Essas informações serão futuramente transformadas em um documento e em um plano de ação de cada município. Esse plano de ação será realizado pelo Movimento de Organização Comunitária, parceiros e sociedade civil terá o objetivo de somar esforços para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente no semiárido baiano.



DOWNLOAD DO ANEXO