MOC realizou monitoramento do Projeto Bahia Produtiva em Cansanção

02/08/2018
MOC realizou monitoramento do Projeto Bahia Produtiva em Cansanção

#MOC_PorumSertaoJusto


O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou um Monitoramento do Projeto Bahia Produtiva / Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), no dia 01 de agosto, no município de Cansanção, seguindo os objetivos de: alinhar a compreensão das Funções acerca dos papeis dos envolvidos (Entidade Prestadora de ATER, Empreendimentos e Agentes Comunitários Rurais - ACRs e Agentes Comunitários de Apicultura - ACAs), bem como acertar junto com os Empreendimentos e ACRs e ACAs o Termo de Referência Contratação dos Agentes Comunitários Rurais para os subprojetos de acesso ao mercado e socioambiental no ano I, além de planejar as ações redirecionadas do ano I para II dos Serviços de ATER e dos ACR’s e ACA’S.


A atividade envolveu representantes de Cansanção e dos municípios de Araci, Nordestina, Retirolândia e Monte Santo, sendo facilitada pela equipe do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES/MOC), com a Coordenadora Gisleide Carneiro, as técnicas Wilza Oliveira e Renilda Santos, os técnicos Alexandre Nepomuceno e José Ivamberg, além da Coordenadora Pedagógica do MOC Vandalva Oliveira.


Depois da apresentação dos participantes, o monitoramento seguiu para o alinhamento da compreensão das funções acerca dos papeis dos envolvidos (Entidade Prestadora de ATER, Empreendimentos e ACRs e ACAs), alinhamento do Termo de Referência de Contratação dos ACR para os subprojetos de acesso ao mercado e socioambiental ano I. Tiveram ainda, trabalho em grupos por Empreendimento, ACA e ACR e a equipe técnica para preenchimentos das planilhas do ano I, logo após, apresentaram a síntese dos trabalhos. E partiram para o planejamento das ações redirecionadas do ano I para II.


Houve ainda alguns encaminhamentos, tais como o Planejamento Técnico Mensal (PTM) e o Relatório Técnico Mensal (RTM) de cada ACAs e ACRs, que devem ser fixados no mural da entidade, além de encaminhar para o técnico/a que o acompanha. Assim como agendamento para o próximo monitoramento, como também avaliação do dia, que por sinal foi muito positiva e produtiva. 



Por: Robervânia Cunha - PCOM