A Rede de Produtoras da Bahia celebrará 15 anos de Trajetória no Semiárido Baiano

12/07/2018
A Rede de Produtoras da Bahia celebrará 15 anos de Trajetória no Semiárido Baiano

A Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (COOPEREDE), que trabalha com a missão de articular e fortalecer a cooperação dos grupos de empreendimentos econômicos solidários, comemora nesse ano de 2018, 15 (quinze) anos de história, caminhando e semeando as vivências e experiências no Semiárido da Bahia, por isso, para celebrar esse momento e fortalecer a luta das mulheres por igualdade de gênero, que será realizado no dia 13 de julho, o Encontro Territorial de Mulheres Rurais e Urbanas, no Centro Diocesano, no Papagaio, Feira de Santana, Bahia. 

A Rede conta com assessoria e acompanhamento do Movimento de Organização Comunitária (MOC), lutando diariamente por um Sertão Justo, desenvolvendo ações permanentes para formação, participação de eventos e promoção de espaços para comercialização, além de ação de integração entre os diversos grupos da região, trabalhando em várias linhas, como alimentação, na qual produz: doces, compota, frutas cristalizadas, beiju de tapioca, temperos naturais e muito mais, bem como no artesanato com: bolsas, chapéus, objetos de decoração de sisal, fibras, palha e outros. Conta ainda com uma loja de comercialização em Feira de Santana, gerando mais visibilidade e uma melhor distribuição dos produtos no mercado. E também gerencia um Centro de Formação, no bairro Papagaio dessa cidade, disponibilizando toda infraestrutura para eventos, sendo essa mais uma oportunidade de gerar renda para a COOPEREDE.

O Encontro será aberto ao público no geral e contará com a participação de mulheres de toda região semiárida da Bahia, que fazem parte dos empreendimentos filiados a Rede, assim como mulheres que seguem na luta por mais espaço, equidade, autonomia, garantindo seus direitos, por um lugar melhor e feliz para se viver na perspectiva da convivência com o Semiárido. Tendo em sua programação: místicas, relatos da linha do tempo da Rede, com sua trajetória e prêmios conquistados na caminhada, como também uma mesa sobre a atual Conjuntura Política, além da parte festiva da comemoração, sem se esquecer da exposição de produtos que trará os saberes, sabores e fazeres das produtoras, assim como as potencialidades que fortalecem e apresentam as diversidades e riquezas da região.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada”. Cora Coralina. Portanto, junte sua alegria a nossa e venha comemorar com a gente esse momento único.




Por: Programa de Comunicação (PCOM)