Comunidades de Retirolândia celebram inauguração de Rádios Postes

11/07/2018
Comunidades de Retirolândia celebram inauguração de Rádios Postes

#MOC_PorumSertaoJusto

As comunidades de Lagoa Grande e Laginha, lugares de lutas, esperanças e realizações, localizadas no município baiano de Retirolândia, inauguraram suas rádios postes na manhã do dia 09 de julho, como parte das ações do projeto “Crianças e Adolescentes: Re’Tocando Vidas, Direitos e Sonhos no Semiárido”, realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), com o apoio da instituição alemã Kinder Not Hilfe – (KNH), que busca fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes com foco na comunicação e participação social. 

As inaugurações aconteceram separadamente, primeiro foi na comunidade de Laginha, na Escola Tiradentes e depois em Lagoa Grande, na Creche Municipal Irmã Dulce. Estavam presentes Vandalva Oliveira, Coordenadora Pedagógica do MOC, Jenira e Alaine Silva, Presidentes da Associação Comunitária de Laginha, Terezinha, representando o Movimento de Mulheres de Trabalhadoras Rurais e o Sindicato de Retirolândia, as crianças e adolescentes, as jovens multiplicadoras, os moradores e as comissões gestoras da rádio.

“O MOC acredita que o direito à comunicação perpassa pelo protagonismo das pessoas na sua produção, o que se opõe ao modelo de comunicação verticalizada que faz dos sujeitos meros receptoras de informações. As rádios postes fortalecem a comunicação local, a produção e disseminação de informações sobre a realidade das comunidades, sobre os sonhos das pessoas, as ameaças à garantia dos seus direitos e as soluções que juntos podem buscar para melhorar as condições de suas vidas ”, frisou Vandalva Oliveira.

Na busca de uma comunicação participativa e comunitária, o projeto visa junto a Rádio contribuir com o desenvolvimento da comunidade local e protagonismo de crianças, adolescentes, escola e outras organizações. A rádio será um multiplicador de informações e uma ferramenta para os moradores atingirem seus objetivos coletivamente.



“Estive participando das duas inaugurações, na qual foi muito importante para as comunidades receberem essa rádio poste, esse benefício, porque quem vai desenvolver são as crianças e adolescentes. E também os moradores tem a oportunidade de saber o que está acontecendo na sua comunidade e então isso é algo muito rico. Quero agradecer ao MOC e a Knh por esse projeto incrível’’, ressaltou Teresinha.

Segundo a Jovem Multiplicadora, Silvana, da comunidade de Laginha, “No dia em que recebemos os equipamentos, eu fiquei muito alegre e feliz pela comunidade está recebendo um meio de comunicação muito importante como a rádio poste. E percebi a alegria de todos que estavam presentes e principalmente das crianças e adolescentes. E hoje na inauguração da nossa rádio, a alegria ainda é maior porque hoje eu estou vendo o resultado da rádio na comunidade e eu sei a importância da rádio na comunidade de Laginha. É um momento muito importante para todos nós, pois junta ainda mais a comunidade da escola e será um espaço para toda comunidade”, completou Silvana.

O sistema de rádio poste é uma integração da escola com a comunidade, um espaço onde os moradores terão mais informações e ampliarão o alcance do debate sobre as questões locais e sejam eles de quaisquer assuntos: políticas públicas, saúde, educação, precisa ser debatido entre todos e todas, pois a comunicação precisa ser participativa. A rádio tem como objetivo de democratizar o acesso à informação nas comunidades, criando um canal de comunicação entre seus próprios moradores e destes com a sociedade (organizações, órgãos públicos).

Josué Brito, morador da comunidade de Laginha, falou um pouco da importância da rádio poste na sua comunidade.  “A rádio poste fará uma grande diferença na comunidade, porque além de fazer a comunicação ela também irá promover o desenvolvimento social, e o MOC está mais uma vez de parabéns e dando oportunidades as pessoas do nosso povoado, completou Josué.

Eduarda Oliveira, criança e participante do projeto, conta um pouco da sua felicidade em ter a rádio poste na sua comunidade. “Estou muito feliz em receber a rádio aqui na minha comunidade e estou aqui para agradecer essa conquista da rádio. Inauguramos a nossa rádio poste, que chegou para fazer nossa comunicação melhorar, músicas podemos ouvir, notícias, propagandas, coisas importantes podemos anunciar, até a nossa cultura queremos resgatar, queremos agradecer ao MOC e o KnH que nos presenteou com a rádio”, expressou Eduarda.

As rádios postes instaladas nas localidades de Laginha e Lagoa Grande estarão a serviço da comunicação dessas comunidades, da mobilização das famílias, da aprendizagem das crianças e do processo de mobilização em torno dos direitos.


Para nós da comunidade a rádio poste é de grande importância, porque vai favorecer muito as crianças e adolescentes na desenvoltura em comunicação e também a todos da comunidade. Sendo que a rádio é um grande suporte para comunicação, onde todos se desenvolvem bastante e sem contar que vão levar muitas informações para todos da comunidade”, ressaltou Regiane Lima, a jovem multiplicadora da comunidade de Lagoa Grande.

O MOC sempre buscou contribuir na promoção dos direitos da criança e do adolescente com vistas à criação e a manutenção de um ambiente de desenvolvimento e segurança, através de projetos, ações e políticas de fortalecimento dos poderes locais, em especial, organizações da sociedade civil, lideranças, famílias, mulheres, crianças e adolescentes nos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe , Portal do Sertão do semiárido baiano.

 


Por Alan Suzarte

Programa de Comunicação do MOC