MOC participou de diálogo sobre comercialização de produtos sustentáveis em Pintadas

19/06/2018
MOC participou de diálogo sobre comercialização de produtos sustentáveis em Pintadas

#MOC_PorumSertaoJusto

Aconteceu, nessa terça-feira (19) de junho, no município de Pintadas, uma reunião para dialogar sobre comercialização de produtos sustentáveis, realizada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Bacia do Jacuípe. A atividade foi conduzida por Ivan Fontes representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR, ligada à Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), do Governo da Bahia.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou através das técnicas do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) Laila Silva e Sara Geisa, assim como as agricultoras Jonalice Santana (comunidade São Lourenço) e Odelice de Lima (comunidade de Mandassaia 2), ambas do município de Riachão do Jacuípe, acompanhadas pelo MOC e representando suas associações comunitárias.

Segundo Sara Geisa o CODETER Bacia do Jacuípe busca através desse diálogo fortalecer a comercialização das cadeias produtivas existentes no território citado, por isso, foi discutido a necessidade de definir estratégias eficazes de articulação em rede visando unificar as atividades produtivas já realizadas em cada município. "É fundamental que exista um mecanismo físico ou eletrônico que faça a junção da produção de alimentos territoriais para facilitar o escoamento da produção, bem como tornar os produtos da Agricultura Familiar acessíveis ao consumidor direto", explicou Sara.

Além do MOC, a reunião contou com a presença de representantes de entidades de ATER que atuam no território como: FATRES, CESOL, Rede Pintadas, como ainda dirigentes de cooperativas, associações comunitárias e poder público das cidades que compõem o território.



Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC (PCOM)