Capacitação de manejo sanitário de bovinos aconteceu em Serra Preta

18/05/2018
Capacitação de manejo sanitário de bovinos aconteceu em Serra Preta

 

 #MOC_PorumSertaoJusto

Aconteceu na comunidade de Santo Antônio, no município de Serra Preta, no dia 18 de maio, uma Capacitação sobre manejo sanitário de bovinos, sendo essa mais uma prática de conviver bem com o Semiárido, pois trabalha e troca experiências sobre cuidado para ter a criação de animais como mais uma estratégia viável na realidade do campo. Essa atividade faz parte do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), acompanhado pelo técnico Clécio Lima.

A capacitação foi realizada com agricultores/as das comunidades de Junco, Santo Antônio e Lagoa da Caiçara assistidos/as pelo ATER, contando com a facilitação de Genilson Franco fiscal e Médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e pelos técnico Joeliton Serra Teles, Carlos Augusto Falcão e o coordenador Júlio César Leal. Na oportunidade os agricultores/as puderam sanar suas dúvidas e trocar saberes e experiência a cerca do manejo sanitário dos bovinos em especial sobre a campanha de vacinação Febre Aftosa.

Assim, o médico veterinário esclareceu que nessa campanha será vacinado todo o rebanho bovino, cuidados com a vacina, método correto de aplicar a vacina, manejo com os animais, a importância de declarar todo o rebanho junto a ADAB. Para melhor compreensão fizeram uma vacinação assistida pelos técnicos da ADAB, ao rebanho de bovino do agricultor Angeval Lima, na qual os/as presentes tiveram como ver na prática como funciona esse procedimento. “Momento muito importante essa visita dos técnicos da ADAB em nossa comunidade, para nos criadores”, ressaltou o agricultor Angeval.

Ocorreu ainda, outro momento de capacitação, que contou com uma palestra e análise sobre a atual conjuntura política, com a colaboração de Milena Buruaem
  diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Serra Preta, que proporcionou uma grande reflexão e entendimento sobre esse cenário político do país, que vem destruindo conquistas e roubando cada vez mais direitos do povo.





Por: Programa de Comunicação do MOC