Mais uma edição da FEIRAFS acontece em Valente

12/05/2018
Mais uma edição da FEIRAFS acontece em Valente

Um espaço cheio de sabores, saberes, beleza e vida!

Assim aconteceu a 9ª Feira de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), no município de Valente, nos dias 11 e 12 de maio, realizada pela da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal (FATRES) com a parceria da prefeitura municipal de Valente.

A FEIRAFES está na sua nona edição e preza pelo seu lema:
a diversidade territorial se encontra aqui; stands ornamentados preenchidos com artesanatos, bebidas, comidas vindos dos grupos de produção, das propriedades de famílias agricultoras proporcionam a população e visitantes conhecem o que há de melhor da agricultura familiar.

Mas a feira não se sustenta apenas pelas diversidade das vendas, ela tem a promoção do leilão de animais, aqui uma pausa para destacar o tratamento de caprinos e ovinos robustos e de excelentes qualidades. Para além, a composição de oficinas, exposições das entidades e movimentos sociais e mostra de experiências em diversos seguimentos complementam a FEIRAFES.

Segundo o Coordenador executivo da FATRES, Urbano Carvalho, “a feira tomou uma proporção muito grande, por conta do reconhecimento e da diversidade em agregar vários territórios, temos gente de Camaçari, da Chapada trazendo seus produtos fortalecendo o que a gente sempre acreditou que é a potencialidade das pessoas, do campo da cidade, para promover sua autonomia”. O coordenador fala ainda sobre a participação das pessoas. “A gente consegue juntar um povo determinado e forte, quero destacar, especialmente a juventude que não veio apenas para as manifestações culturais, mas veio das universidades, das Escolas Agrícolas buscar e trazer conhecimento, através de seus estudos, vieram fortalecer seus empreendimentos, então a feira, hoje, é de grande importância para promover jovens, empreendedoras/es, grupos de produção e nós somos orgulhosos em promover tudo isso”, completa Urbano.

Wilson Dias, diretor da CAR, falou sobre a FEIRAFES, “o crescimento e fortalecimento dos grupos, das organizações vem agregando valores à produção verticalizada, os grupos cada vez mais qualificado vem estimulado a comercialização, um espaço de interação, entre a possibilidade de comercializar de prospectar vendas é também de gerar conhecimento de partilhar conhecimento essa grandeza está aqui”.


Participação do MOC

O Movimento de Organização Comunitária – MOC, que está na parceria e apoio da feira junto a FATRES desde a primeira edição, participou neste ano, trazendo grupos de empreendimentos da economia solidária e realização de oficinas temáticas.

A técnica Sara Geisa, nutricionista do Programa de Fortalecimento a Empreendimentos da Economia Solidária (PFEES – MOC), facilitou a oficina de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional e trouxe na sua fala o processo histórico das nutrição, além de dicas que puderam contribuir para o conhecimento e compreensão da importâncias de alimentação saudável para o dia-a-dia.

Outro momento importante da participação do MOC, foi com a oficina de Autonomia Socioeconômica na manhã do dia 12, facilitada pela Coordenadora do Programa de Gênero (PGEN - MOC) Selma Glória, que falou sobre a
 igualdade de gênero

A 9ª FEIRAFES reuniu mais de 4 mil pessoas e é um espaço de fortalecimento de identidade social, economia solidária e cultura do Território do Sisal.

Kívia Carneiro
PCOM MOC