Baú de Leitura é finalista do Prêmio ODM

20/11/2009

Buscando incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, o Governo Federal criou o Prêmio ODM Brasil. O ODM é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.


Já aconteceram duas edições anteriores do prêmio. A primeira, realizada em dezembro de 2005, com 920 projetos inscritos, dos quais 27 foram premiados. E a segunda edição, em 2007, onde número de inscritos passou para 1.062, sendo premiadas 12 organizações, entre empresas privadas e instituições do terceiro setor, e 8 prefeituras, dos Estados de São Paulo, Ceará, Pará, Minas Gerais e Paraná.

Em outubro de 2008, foi realizada em Brasília a cerimônia de premiação da edição 2007 e o Movimento de Organização Comunitária (MOC) foi um dos vencedores através das experiências desenvolvidas através do Projeto Mãos que Trabalham. Projeto desenvolvido pela entidade, que teve como objetivo capacitar mulheres integrantes dos grupos de produção nos Territórios Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Sisal, dentro dos princípios da economia solidária e construir alternativas sustentáveis de trabalho e renda que realizassem a transformação qualificada na vida das mulheres envolvidas, promovendo desenvolvimento e cidadania.

Este ano, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), novamente participa e concorre a um dos vencedores do prêmio, apresentando nesta 3ª edição do ODM Brasil as experiências do Projeto Baú de Leitura.

O Baú- O Projeto Baú de Leitura busca despertar nas crianças e nos educadores dos 32 municípios do semiárido baiano, onde o MOC está presente coordenando as ações de educação, o interesse e o gosto pela leitura e desenvolver nos educadores, através do incentivo à leitura, uma reflexão crítica e o aprofundamento de temas como identidade e cultura local, relação com a natureza e interação entre família e a sociedade.Cada educador possui um Baú de Leitura contendo 45 exemplares da literatura infanto-juvenil brasileira trabalhados a partir dos seguintes temas: Identidade cultural, meio ambiente e cidadania.

Para Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do MOC a condição do Baú enquanto finalista do prêmio é mais uma conquista e uma oportunidade para se reforçar o trabalho do projeto que este ano completa dez anos de existência. “Mostrar a importância do trabalho de educação do campo e as experiências que têm dado certo.”, afirma. Para ela, as expectativas são as melhores e chegar a premiação é o desejo de todos.


Ainda no mês de novembro,espera-se  uma comissão de representantes do Prêmio ODM Brasil que chega a Bahia, para avaliar, entrevistar e conhecer de perto as experiências e ações do Projeto Baú de Leitura. Agora é ficar na expectativa, torcer e aguardar o resultado.


DOWNLOAD DO ANEXO