Intercâmbio de Jovens da América Latina aconteceu em Salvador

09/03/2018
Intercâmbio de Jovens da América Latina aconteceu em Salvador


A jovem Nayanna Reis técnica do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES do Movimento de Organização Comunitária – MOC participou no dia 08 de março, em Salvador, do Intercâmbio de Jovens da América Latina, promovido por Terre des Hommes Suisse - TDH SUISSE, que teve como objetivo criar um espaço de troca de experiências e diálogos sobre a participação vivenciada por jovens na região da América Latina, envolvendo jovens do Brasil, Colômbia, Bolívia e Peru, acompanhados por projetos do TDH.

O encontro proporcionou uma importante partilha de experiências e vivências que somou em conhecimento, aprendizado e incentivo de multiplicar saberes em suas atuações. Além disso, os jovens puderam refletir e discutir em torno das questões: Quais os obstáculos para uma participação efetiva e uma livre expressão no seu país? Para quem foi ou tem sido úteis os processos de participação que conhecem em seus países ou regiões? Quais as experiências atuais estão engajadas com participação?

“Representei o MOC e as ações que executa no território de atuação, além das ações com juventude e o curso de incidência politica, proporcionado pela TDH no ano de 2017. Foi uma experiência muito rica, perceber que os nossos irmãos latino americanos tem muito a nos ensinar sobre resistência”, contou Nayanna.

Esse processo fortalece a juventude, incentivando a inclusão de novas concepções culturais, sociais e políticas, com outro olhar e provocação à sociedade quanto aos desafios do presente diante dos caminhos para o futuro, propondo diferentes formas de ver, entender e se relacionar com a vida. Por meio dessa participação ativa de jovens em diversos e diferentes espaços, se garante a voz ativa dos mesmos, para assim contribuir na construção de mundo com mais igualdade, justiça e democracia.




Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC