Assembleia Nacional Anual de 2017 da RESAB acontece em Feira de Santana

17/11/2017
Assembleia Nacional Anual de 2017 da RESAB acontece em Feira de Santana

 MOC_PorumSertaoJusto


Acontece entre esses dias 16 e 18 de novembro a
Assembleia Nacional Anual de 2017 da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB, que trabalha Articulando a Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, na Pousada Central de Feira de Santana, na Bahia, sendo constituída por organizações que trabalha com essa Educação diferenciada para o Semiárido, a nível nacional, ou seja, com estados de todo o país, o Movimento de Organização Comunitária – MOC faz parte dessa rede.

O evento conta a participação dos Estados de Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, dando inicio com apresentação e debate sobre Educação Contextualizada: realizações e perspectivas para a RESAB e seguiu com: Roda de conversa sobre a Educação Contextualizada e a RESAB nos Estados com destaque aos principais pontos referentes às realizações, dificuldades e avanços nos Estados; Roda de diálogo: Educação Contextualizada e a Conjuntura atual (aspectos políticos, sociais, econômicos e educacionais); Breve apresentação da atuação da Rede (de forma mais ampla); Atividades realizadas, desafios e perspectivas.

Na palestra sobre atual conjuntura Celi Tafarell
(Professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA) relatou sobre os retrocessos que estão acontecendo no país, os cortes de conquistas e direito sobre a Educação. Além de tratar ainda sobre a relação, e busca excessiva do homem pelo consumo e capitalismo, fazendo um paralelo com tempos em que o com tempos históricos, onde a ditadura oprimia e fazia muitos viverem de migalhas, “Se a sociedade não se mexer, vai ser difícil parar essa situação. Ou se mobiliza ou perde cada vez mais direitos”, frisou Celi.

O encontro conta com a participação da equipe MOC através do Programa de Educação do Campo Contextualizada - PECONTE Ana Paula Duarte, Renata Almeida, Daiane Santos e a Coordenadora Vera Carneiro que está mediando o evento. Que terá encerramento neste sábado, 18 de novembro, com eleição da executiva e planejamento para o próximo período, além de definições das prioridades para 2018, local do escritório da RESAB a partir de 2018 e eleição da executiva.



Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC