Bata do Feijão foi realizada na comunidade do Bastião em Retirolândia

06/11/2017
Bata do Feijão foi realizada na comunidade do Bastião em Retirolândia

#MOC_PorumSertaoJusto

Agricultores e agricultoras da comunidade do Bastião, no município de Retirolândia, realizou a bata do feijão carioquinha no último dia 01 desse mês de novembro. A Bata é um trabalho, ao mesmo tempo uma festa e uma cultura tradicional, que vem de várias gerações.

A cultura é mais uma maneira de reunir e unir a comunidade no sentido de buscar melhorias para as famílias agricultoras, com a garantia de ter sementes no tempo de plantar. Então no processo, realizou-se a colheita do feijão, colocou no sol para secar, depois bateu para retirar e separar o grão da casca e assim poder guardar, de uma forma diferente armazena no Banco de Sementes Comunitário, garantindo dessa forma sementes crioulas, ou seja, sementes naturais para o plantio no tempo vindouro.

Segundo dona Maria José Rios (conhecida por Zete) mesmo sem inverno e com um pedaço de terra doado, a comunidade conseguiu plantar e colher o feijão que será guardado no Banco de Semente. "Fizemos uma grande festa por que é uma grande alegria nós termos nossa semente da terra", expressou dona Zélia.

O Banco de Semente Comunitário é uma riqueza da comunidade, que caracteriza mais uma prática de Convivência com o Semiárido, esse saber de guardar vem do ensinamento de antigas gerações, que hoje ainda é variolizado em muitas comunidades do Semiárido, à exemplo do bastião.

A comunidade foi contemplada pelo projeto Sementes do Semiárido, executado pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro - ASA, que levou mais incentivo de resgate, valorização e disseminação das sementes crioulas da região através desse Banco de Sementes Comunitário.




Programa de Comunicação do MOC