Moção de Aplausos em homenagem aos 50 Anos do MOC aconteceu em Nova Fátima

28/09/2017
Moção de Aplausos em homenagem aos 50 Anos do MOC aconteceu em Nova Fátima

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

O Movimento de Organização Comunitária – MOC recebeu mais uma Moção de Aplausos, em homenagem aos 50 anos de história, lutas e conquistas, por um sertão justo, na noite de 28 de setembro, na câmara municipal de Nova Fátima.

Nova Fátima faz parte dessa história por caminhar junto ao MOC no desenvolvimento de suas ações, lutando pelo acesso as políticas públicas, como direito para todos/as, em especial para os povos e comunidades excluídas do contexto sociopolítico, econômico e cultural. Integrando assim, o desenvolvimento sustentável no exercício da cidadania do povo do Semiárido.

A iniciativa dessa Moção foi do vereador Gilmario Ferreira de Oliveira (PC do B), que na ocasião lembrou do legado de ações desenvolvidas pelo MOC, que contribuiu para melhoria de vida de muitas famílias das comunidades rurais, assim como parabenizou por essa passagem celebrativa de 50 anos, ressaltado a figura de Albertino Carneiro, fundador dessa instituição, que contribuiu também na fundação da primeira associação o município de Nova Fátima. “Muito feliz em abrir essa casa para homenagear o MOC que tanto contribuir com mudanças de vidas nesse município e no sertão. Relembro aqui do nosso querido Albertino, filho de Riachão, que teve uma essência fundamental em nossa terra”, relatou o vereador.

A sessão foi conduzida pelo presidente Josenaldo de Oliveira Porto, que parabenizou o MOC e abriu o espaço para entrega da placa de homenagem e para a fala da representante do MOC, Vandalva Oliveira (Coordenadora Pedagógica do MOC) e também filha dessa terra nova fatimense. Que agradeceu essa congratulação em homenagem ao MOC, assim como ressaltou a luta da construção dessa história da qual faz parte.

 
“Eu fico muito emocionada por que essa cidade receber essa caravana, pois me orgulho muito de ser dessa terra e fazer parte da equipe MOC, que traz uma história que tem buscado contribuir para mudança de vidas das pessoas. Pois o MOC acredita que as pessoas tem que viver e ser feliz no seu lugar (...). Muito me orgulha quando eu penso que mudanças históricas nesse país, no Semiárido e nessa cidade tem a colaboração do MOC, que decidiu e acreditou que o mundo pode ser mais justo. Esse caminho de direitos é construído também com a organização das cidades e com a consciência coletiva de direitos humanos. A gente também celebra essa caravana como um ato de resistência aos retrocessos e nós não aceitamos nem um direito à menos. Por isso, avante na luta para construir um sertão mais justo E meu muito obrigado”! ressaltou Vandalva.

O prefeito José Adriano Pereira esteve presente na Sessão, na qual estendeu em sua fala parabéns e agradecimento pelas lutas e ações do MOC , que melhorou a vida de tanta gente no município e por todo Semiárido. “O MOC é uma peça importante no desenvolvimento de Nova Fátima, já crescemos muito com as ações desse movimento social e acreditamos no fazer do MOC na melhoria de vidas desse povo”, expressou o Prefeito.

O Vereador Edmilson, assim como todos/a, parabenizou o MOC pelo seu cinquentenário de vida, assim como por essa entidade incentivar e caminhar junto ao povo, na busca pelo acesso aos diretos de forma justa, igualitária, sanando anseios da população. “
Albertino Plantou sementes em Nova Fátima, que frutificou”.


Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC