Crianças e adolescentes trocam experiências sobre histórias de vidas em Conceição do Coité

29/09/2017
Crianças e adolescentes trocam experiências sobre histórias de vidas em Conceição do Coité

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

Entre dinâmicas, apresentações, bate papo, atividades em grupos crianças e adolescentes compartilham saberes e experiência sobre suas histórias de vidas em suas comunidades, durante intercâmbio realizado nesse 28 de Setembro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité - SINTRAF. A abertura ficou por conta de alguns membros da Orquestra Santo Antônio, que abrilhantou a todos/as com lindas canções do concerto.

O momento traçou os objetivos de ampliar os conhecimentos das crianças e adolescentes sobre seus direitos, promover a troca de saberes sobre suas realidades e proporcionar momentos de criatividades lúdica para essas crianças e adolescentes. A atividade foi conduzida por Vandalva Oliveira Coordenadora pedagógica do Movimento de Organização Comunitária - MOC e Cleonice Oliveira do Programa de Comunicação (PCOM) do MOC.

Entre as diversas participações, contou com seu público alvo, que são que são crianças e adolescentes, coordenadoras do CAT-Baú de Leitura e ainda com a representante da Actionaid Marina Ramos que veio do Rio de Janeiro para acompanhar, conhecer e avaliar o desenvolvimento desse trabalho realizado e disseminado no Semiárido baiano em parceria com MOC. “Estou adorando esse intercâmbio, porque ele foi muito bem organizado. Muito enriquecedor. Quem dera ,se a gente pudesse ter vários intercâmbios desses sempre, por que realmente faz uma diferença enorme na vida das pessoas.” enfatizou Marina da Actionad.

O encontro seguiu com uma roda de prosa mediada por Maria de Fátima Cerqueira Coordenadora da Educação de do CAT- Baú de Leitura em Coité, que abordou sobre a importância dessa troca de saberes de vidas sobre direitos. “A importância desse intercâmbio é o compartilhamento das ideias, o fortalecimento do ser do Semiárido, a valorização das nossas crianças e dos nossos adolescentes, valorizando o saber que eles detém, sobre as suas responsabilidades, seus direitos e deveres”, ressaltou Fátima.

Entre uma atividade e outra aconteceu momentos de contação de estórias, narradas pelas coordenadoras do CAT-Báu de Leitura, que encantou os integrantes do encontro. Seguindo para trabalhos em grupos, onde cada equipe escolheu um direto para refletir, discutir e construir uma apresentação de forma criativa e lúdica, na qual resultou em
belíssimas sistematizações, que mostrou o quanto é essencial conhecer e acessar seus direitos, garantindo melhorias nas suas vidas no campo.

Através de Dinâmica divertida e alegre o intercâmbio foi encerrado, deixando um gosto de quero mais, expressado em cada sorriso, olhar e crença de que seus direitos vem sendo 
conquistados cada vez mais no Semiárido. Essa atividade faz parte da parceria do MOC com a instituição internacional Actionaid, integrando o projeto: Parceiros/as Por um Sertão Justo.

Texto: Robervania Cunha
Foto: Cleonice Oliveira
Programa de Comunicação do MOC