MOC participou do encontro “Alianças Produtivas Construindo Negócios Sustentáveis” em Salvador

20/09/2017
MOC participou do encontro “Alianças Produtivas Construindo Negócios Sustentáveis” em Salvador

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, Banco Mundial, realizou nos dias 18 e 19 de setembro, no Hotel Deville, em Salvador, o encontro “Alianças Produtivas Construindo Negócios Sustentáveis”, com o proposito de ampliar o mercado para comercialização dos produtos da agricultura familiar baiana.

Por meio de apresentação de produtos e mostras de oportunidades de negócio entre empresários e agricultores familiares, participaram do encontro: empresas consolidadas nos mercados estadual e nacional, organizações produtivas sob a gestão de agricultores/as familiares, Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, atacadistas, restaurantes, Instituição Financeira e do Governo do Estado.

O Movimento de Organização Comunitária – MOC, estava presente representado por Gisleide Carneiro (Coordenadora do Programa de Fortalecimento Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC) e de Eleneide Cordeiro (Presidente da Rede Estadual Arco Sertão Central). “Para nós enquanto rede Arco Sertão foi um evento muito bom, de muita representatividade, onde a gente identificou possíveis comércios, possíveis negócios junto com algumas empresas. Vamos levar como exemplo para os empreendimentos, uma forma de comercialização, além do mercado institucional, a gente vai poder tá acessando agora o mercado convencional, através dos supermercados, das lojas e das grandes empresas”, relatou Eleneide.

“O objetivo principal foi à consolidação dos empreendimentos da Agricultura Familiar e com as agroindústrias, funcionando em condições de atender o mercado. Porém, mesmo sendo uma grande oportunidade para negócios, percebemos que ainda temos muitos desafios a serem superados, dentre eles a gestão e o profissionalismo destas nossas Cooperativas/empreendimentos para atingir o mercado”, abordou a Vice-presidente da Rede Gavião, filiada a Arco Sertão, Regina Carvalho sobre a finalidade desse encontro.

O presidente-diretor da CAR, Wilson Dias fala que a ideia é juntar as duas pontas da cadeia produtiva. “A nossa avaliação é que nossos empreendimentos da agricultura familiar têm uma boa base, mas tem dificuldade de alcançar o mercado. Por isso, unimos o setor produtivo que tem a energia empreendedora do povo baiano, alinhando a base de produção com produtos sustentáveis de qualidade com as oportunidades de negócio para que o produto chegue com qualidade e com preço competitivo ao consumidor”, enfatizou Wilson.

Jerônimo Rodrigues Secretario de Desenvolvimento Rural destaca a importância de estabelecer essa parceria e colher instrumentos necessários para se conquistar novos espaços que fortaleça à agricultura familiar. “A gente só consegue desenvolver o campo quando o agricultor tem garantia de mercado, com preços competitivos. E esse edital vai levar recursos para serem investidos na gestão e infraestrutura desses produtores, para fazer, então o casamento entre o produto com o mercado”, falou Jerônimo.

O evento apresentou ainda, novos investimentos para a cadeia produtiva, como o edital no valor de R$ 60 milhões, que deve ser lançado até o final deste ano,
tanto para as estruturas de beneficiamento e industrialização, quanto à comercialização. Esse é mais um importante projeto do governo do Estado, que vem para garantir o fortalecimento do processo de comercialização da produção, visando agregar valor aos produtos e melhorar a vida das famílias.



Por Robervania Cunha

Programa de Comunicação do MOC