Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária participam de Encontro Estadual promovido pela UNICAFES Bahia

18/08/2017
Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária participam de Encontro Estadual promovido pela UNICAFES Bahia

A União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES BA) realizou nestes 17 e 18 de agosto, no Centro Diocesano, município de Feira de Santana, o IX Encontro Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Cerca de 60 Cooperativas de vários segmentos e 17 Associações de diversos territórios do Estado da Bahia participaram do evento com discussões sobre estratégias de sucesso do Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar. Também refletiram sobre a importância do cooperativismo para dinamizar a economia brasileira diante do atual cenário de crise econômica e política no país e sobre a importância da união de esforços coletivos para enfrentá-la e superá-la.

A mesa de abertura do encontro aconteceu nesse 17 de agosto com a participação de Iara Andrade, presidente da UNICAFES BA, representantes da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e Fórum Baiano da Economia Solidária (FBES).

CARROSSEL DE VIVÊNCIAS
Na tarde do primeiro dia foi realizado o Carrossel de Vivências das Cooperativas baianas, atividade facilitada por técnicos da UNICAFES e do Movimento de Organização Comunitária (MOC), inclusive Célia Firmo, coordenadora geral da instituição. Nesta metodologia os participantes conheceram quatro das oito experiências apresentadas por outras organizações possibilitando diferentes vivências entre os envolvidos finalizando com elaboração de propostas para o fortalecimento do cooperativismo.

As vivências abordadas destacaram temas sobre Incidência Política do Cooperativismo Solidário, Crédito Solidário, Comercialização Solidária/Convencional, Organização Cooperativista, Comercialização Institucional, Juventude Cooperativista, Associação x Cooperativa e Mulheres Cooperativistas.

A metodologia foi aprovada pelos participantes. "O encontro está sendo importante para que possamos explanar as nossas vivências, confrontar as realidades que estão sendo vividas pelo cooperados lá na ponta e que precisamos alinhar os pontos, inserir a juventude nos processos cooperativistas de produção, comercialização e espaços de direção porque percebemos que as cooperativas estão envelhecendo e os jovens não estão preparados para assumir esses espaços. Estamos juntos com a UNICAFES e as cooperativas cooperadas promovendo essa discussão para que possamos sair do encontro com uma proposta concreta em relação a juventude", declara Anderson Flanklin, da Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais (COOPJER).

No segundo e último dia do encontro (18) aconteceram debates a partir das propostas apresentadas para a construção de novas estratégias do cooperativismo solidário. As propostas serão incorporadas à pauta da UNICAFES BA e culminarão em um documento orientador para os próximos dez anos. "Esse documento vai ser nossa Bíblia, nosso norte, para que possamos atender com mais segurança a partir das demandas das próprias cooperativas", declara Iara Andrade.

EDUCAÇÃO
Segundo Iara algumas dessas propostas elencadas são prioritárias para as cooperativas, a exemplo da educação, do capital de giro e para investimento, e a questão da infraestrutura. "A questão da educação cooperativista que é uma demanda de vários segmentos tanto para os cooperados como para os profissionais que contribuem na gestão como os contadores, juristas e outros", ressalta a presidente que declara ser comum essa dificuldade de acesso a contabilidade especializada, principalmente nas cooperativas de produção que trabalham com a comercialização. "Diante dessa dificuldade existe a proposta da gente buscar junto às Universidades cursos de especialização que atenda essa demanda", enfatiza.

Ainda em relação a educação o professor Reis Oliveira, da CODETER Bacia do Jacuípe, destacou que as cooperativas também podem contribuir com o debate/fortalecimento da educação contextualizada nas escolas "Participando dos espaços, circuitos ou redes onde se definam operacionalizar as diretrizes como o Plano Municipal Escolar, Conselho Municipal e outros espaços, participando da construção do Plano Político Pedagógico escolar (PPP), com apoio ou participação em projetos temáticos nas escolas voltados ao cooperativismo /associativismo da agricultura familiar e economia solidária e ainda organizando semanas temáticas cooperativistas", opina.

PAINEL
Na tarde deste último dia aconteceu um debate sobre políticas públicas para o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária da Bahia envolvendo os participantes e o poder público representado por Milton Barbosa, da Secretaria de Trabalho, Renda e Emprego (SETRE), Leonardo Bezerra - DESENBAHIA, Célia Watanabe - BAHIATER, Wilson Dias - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Elizabete Oliveira da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

Por: Maria José Esteves Programa de Comunicação do MOC