Educação do Campo e EFA's foram temas de debate com o Secretário Estadual de Educação

25/07/2017
Educação do Campo e EFA's foram temas de debate com o Secretário Estadual de Educação

#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto

Nesse 24 de julho o MOC foi um dos participantes em Salvador, de reunião na Secretaria Estadual de Educação com o Secretário Walter Pinheiro, para debater a Educação do Campo e novas formas de apoio às Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s).

“A pauta se direcionou para a situação atual das EFAs no estado da Bahia e extensão dos convênios que o Secretário trouxe esta perspectiva”, ressalta Ana Paula Duarte, representante do MOC no encontro. O Secretario afirmou que está em discussão formas de consolidar ações que qualifiquem os professores e beneficiem os estudantes do campo. “Vamos analisar como, por meio de jurídico, podemos aumentar nossa contribuição para fortalecer esta oferta em toda Bahia”, afirmou o Secretário.

O encontro visou também valorizar e fortalecer a Educação no Campo buscando novos projetos pedagógicos e uma maior inclusão de jovens e adultos nas diversas modalidades. Segundo a SEC, na Bahia hoje a Educação do Campo está presente nos 417 municípios baianos, em 705 escolas e 595 anexos. Representando o poder público também participaram da reunião o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e José Barreto Bittencourt, coordenador de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

No evento de iniciativa da Rede de Educação do Campo do Território do Sisal e Fundação APAEB de Valente, participaram além do MOC, representantes das EFAs de Valente, Litoral Norte e de Inhambube, que integram as Redes REFAISA e a AECOFABA, representante do CEEP-Paulo Freire de Santaluz, FATRES, SINTRAF de Santaluz, UNEB Campus Serrinha, Secretaria de Agricultura de Conceição do Coité e assessoria da deputada estadual Neuza Cadore.

“Como encaminhamento foi construído um GT de Educação do Campo com as representações das EFAS, destas organizações sociais e poder publico presentes. Nesse GT vamos pensar como desburocratizar os processos e como o Estado pode beber da fonte das organizações sociais e da pedagogia da alternância da Educação Contextualizada para incidir assim em todo o Estado”, ressalta Ana Paula Duarte.


Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC