Intercâmbio interestadual visita experiências do MOC em Monte Santo com Educação do Campo Contextualizada

27/05/2017
Intercâmbio interestadual visita experiências do MOC em Monte Santo com Educação do Campo Contextualizada

Com representações das regiões da Mata, do Agreste e Sertão de Pernambuco, um grupo com 17 pessoas, formado por técnicos e técnicas do Centro Sabiá, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais e gestores/as públicos municipais, participou de um Intercâmbio sobre Educação do/e no Campo nos municípios de Juazeiro, Sobradinho e Monte Santo, no estado baiano.

A atividade teve início na última terça (23) e seguiu até sexta (26). O evento foi uma realização do Centro Sabiá em parceria com o MOC e IRPAA, na Bahia, e com o MST, Pastoral da Juventude Rural (PJR), Adessu, Agroflor, em Pernambuco. O Intercâmbio visou conhecer na prática como se estrutura esse modelo de educação contextualizada a partir das realidades dos/as educandos/as.

Para tal o grupo visitou a Escola São Domingos localizada no Povoado Bonsucesso, município baiano de Monte Santo e conheceu de perto as ações dos Projetos CAT/Baú de Leitura e do projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvidos no local pelo MOC, com apoio de parceiros.

Os intercambistas também visitaram experiências da Escola Família Agrícola (EFA) que têm como proposta metodológica a pedagogia da alternância e a valorização de uma educação de fato emancipadora.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC