Oficina do Projeto do Criança Esperança dialoga sobre o sistema de garantia de direitos

29/05/2017
Oficina do Projeto do Criança Esperança dialoga sobre o sistema de garantia de direitos

#2017MOC50anos

O MOC realizou nesta segunda-feira (29/05) na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Retirolândia, uma Oficina com detentores de direitos e obrigações do sistema de garantias de direitos sobre a importância da educação e dos esportes cooperativos na formação de crianças e adolescentes.

A atividade visa contribuir com a promoção do desenvolvimento humano de crianças e adolescsentes de comunidades rurais tradicionais (remanescentes de quilombolas e afrodescendentes e assentadas de reforma agrária) a partir de processos sócios educativos, esportivo-cooperativos e culturais na perspectiva do protagonismo infanto juvenil com vista o desenvolvimento comunitário.

Facilitada pela coordenadora e técnica Vera Carneiro e Daiane Santos, respectivamente, do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC, a atividade faz parte das ações do Projeto "Esportes Cooperativos: inclusão social, construção de saberes e cidadania no Semiárido", desenvolvido pelo MOC com apoio da UNESCO/Criança Esperança.

O evento buscou dialogar sobre o funcionamento da rede de proteção da criança e adolescente no município identificando as dificuldades e avanços, aprofundar estudos sobre os direitos à educação contextualizada e esportes cooperativos enquanto elementos de desenvolvimento humano e comunitário, bem como planejar ações para melhorar o funcionamento local do sistema de garantia de direitos. A atividade também contou com a presença do prefeito local, Vereadores e da Secretária de Assistência Social do município, Nayara Cunha.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC