Projeto Cisterna Telhadão é apresentado à comunidade Bastião

08/04/2017
Projeto Cisterna Telhadão é apresentado à comunidade Bastião

#2017MOC50anos
#PorUmSertaoJusto

Neste 08 de abril a comunidade Bastião, localizada no município de Retirolândia recebeu o MOC para apresentação do projeto piloto Cisterna Telhado numa ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com a Pepsico. Na Bahia o MOC é a única entidade a executar esse projeto.

Essa é mais uma tecnologia que tem como objetivo captar a água de chuva por meio de um telhado de fibrocimento, construído com aproximadamente 220 m². Com essa área, 300/400mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros.

Essa tecnologia será implementada inicialmente nas comunidades Bastião, Barra e Lagedinho, localizadas respectivamente nos municípios de Retirolândia, Ichu e Barrocas, no território do Sisal.

"A proposta inicial é fomentar e fortalecer procesaos coletivos organizados em grupos, na perspectiva da melhoria da produção, beneficiamento, multiplicação e geração de renda. A água captada será utilizada para garantir uma melhor condição nas atividades definidas pelas experiências e aptidão de cada grupo", ressalta Ana Dalva Santana, coordenadora do projeto no MOC. Os técnicos de ATER do MOC, Erivanilson Oliveira, Tainá Matos e Urias Rios, também participaram do encontro.

Essa é mais uma iniciativa de ampliar o estoque de água nas comunidades rurais para dar conta das necessidades dos processos coletivos , na perspectiva da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Além da tecnologia o projeto conta com metodologia de formação e troca de conhecimento entre todos os envolvidos na ação nos diversos estados do semiárido que participarão implementando essa nova tecnologia.

Por:
Maria José Esteves 
DRT-4816/BA
Programa de Comunicação do MOC