MOC apresenta às comunidades o Projeto Esportes Cooperativos apoiado pela Unesco/Criança Esperança

10/02/2017
MOC apresenta às comunidades o Projeto Esportes Cooperativos apoiado pela Unesco/Criança Esperança

#2017MOC50anos

O MOC participa neste 10 de fevereiro em Jitaí, comunidade do município de Retirolândia e em Mucambinho, localizada em Santaluz, de encontros de apresentação do Projeto “Esportes Cooperativos: Inclusão Social, Construção de Saberes e Cidadania no Semiárido” desenvolvido pelo MOC com apoio da Unesco / Criança Esperança. Nessa quinta-feira, 09 de fevereiro a atividade aconteceu na comunidade de Maracujá, município de Retirolândia. As três comunidades rurais integram o projeto que teve inicio agora em 2017.

Os eventos foram conduzidos respectivamente pela coordenadora pedagógica do MOC, Vandalva Oliveira, e pelas técnicas Cleonice Oliveira, do Programa de Comunicação, e Daiane dos Santos, do Programa de Educação do Campo Contextualizada. O projeto terá a interface entre os programas do MOC.

Nos encontros também aconteceram diálogos sobre a importância do envolvimento da comunidade, especialmente crianças e adolescentes, professores/as, gestores/as escolares, familiares, organizações locais para um bom desenvolvimento do projeto.

"Quando puder vou em alguma atividade para sentir a alegria das crianças e familiares. Isso que nos anima e motiva. É tão bom sentir o calor humano da comunidade e saber que o projeto vai ajudar as crianças na aprendizagem nas escolas e no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo", declara Vera Carneiro, coordenadora do PECONTE..

As ações do projeto têm como proposta estimular os esportes cooperativos nas comunidades e escolas rurais, com trabalhos em equipes, de forma que estimule a cooperação e a solidariedade, além de ter consciência de si e do meio que vive, aprendendo a respeitar e valorizar as diferenças. Paralelo a isso, o projeto irá desenvolver processos de incentivo ao gosto duradouro pela leitura, através da literatura infanto juvenil, contextualizada com a realidade.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC