MOC presente na X Feira do Semiárido que acontecerá em Feira

21/10/2016
MOC presente na X Feira do Semiárido que acontecerá em Feira

O MOC participará entre os dias 24 e 27 de outubro deste, da "X Feira do Semiárido-Diálogos entre o Campo e a Cidade e os Desafios para os Territórios" que acontecerá no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Diversos grupos de produção assessorados pelo MOC através do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) estarão expondo seus produtos artesanais ou oriundos da agricultura familiar, apresentando seus saberes, fazeres e as potencialidades da região semiárida onde vivem.

A realização da Feira é o resultado de parcerias exitosas entre o MOC e diferentes sujeitos envolvendo comunidade acadêmica das instituições de Ensino Superior envolvidas (UEFS, UNEB, UFRB, IF Baiano) a e externa (Sindicatos, cooperativas, Associações Comunitárias, produtores, agricultores familiares e empreendedores rurais, Empresários e empreendedores do semiárido, Movimentos Sociais que discutem e estudam alternativas de convivência com o semiárido, gestores públicos, ONGs) unindo o conhecimento institucionalizado ao conhecimento produzido pelas populações do semiárido.

Nos dias do evento, serão realizadas, nos três turnos, atividades diversas contemplando manifestações culturais, produção acadêmica e experiências exitosas na região do semiárido. Em paralelo à pauta acadêmica e cultural ocorre uma feira-livre onde são comercializados produtos da agricultura familiar e de grupos de produção orientados pela economia solidária.

Este ano a Feira será realizada de forma integrada com a Semana de Agronomia da UEFS e o I Seminário Estadual de Desenvolvimento Territorial da Bahia (NEDETs) com a intenção de unir esforços e potencializar resultados. A média de público da Feira tem sido de aproximadamente 8 mil pessoas circulando durante toda a as realização para este ano a expectativa é que o público chegue na casa dos 20.000 em função do esforço conjunto.