Gincana e Educomunicação num dia de aprendizagens para as crianças de Quijingue

16/08/2016
Gincana e Educomunicação num dia de aprendizagens para as crianças de Quijingue

Sorrisos, abraços e olhares carregados de ternura das crianças da comunidade de Serra Branca, localizada no município de Quijingue, preencheram de alegria a equipe do Movimento de Organização Comunitária (MOC) que ali estivera neste dia 15 de agosto para realizar uma oficina de Educomunicação. A ideia da atividade não era só a produção de vídeo, mas contribuir no desenvolvimento da autonomia e da visão crítica dessas crianças a fim de melhorar a percepção dos seus direitos, considerando ainda a importância da comunicação no contexto onde estão inseridos.

Uma gincana, além de fortalecer as relações interpessoais dos integrantes e estimulá-los com a utilização de recursos tecnológicos variados, foi a maneira lúdica de envolvê-los no tema e garantir uma melhor compreensão sobre os meios de comunicação e o sentido destes nas mensagens digitais, visuais, orais e escritas.

A atividade aconteceu na Escola Municipal Fazenda Serra Branca e faz parte das ações do projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid. Foi facilitada pela técnica Maria José Esteves do Programa de Comunicação do MOC, com participação da técnica Cleonice Oliveira, do jovem comunicador Adriano Dias e da estagiária Kéah Oliveira.

Desde 2006 quando o MOC aceitou o desafio de incluir a Educomunicação no dia-a-dia de escolas do campo, educadores/as, crianças e adolescentes são estimulados a trabalharem na produção de mídias educativas como vídeos, programas de rádio e boletins, com participação ativa nos processos de construção desses meios.

Por:
Maria José Esteves
Orientadora Educacional MOC/Programa de Comunicação do MOC