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Grupos de empreendimentos econômicos solidários participam de curso de padronização e boas práticas
16/05/2016
O Projeto Redes de Cidadania no
Sertão da Bahia, patrocínio PETROBRAS que tem a realização do MOC – Movimento
de Organização Comunitária, através do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos
Econômicos Solidários (PFEES) a partir da equipe técnica, nutricionistas e
engenheiro de alimentos, estão realizando um ciclo de cursos de Padronização da
Produção e Boas Práticas de produção junto aos Empreendimentos Econômicos
Solidários. Os grupos dos municípios Conceição do Coité e Santaluz participaram
do curso nos dias 16 e 17 de maio deste ano.
O objetivo dos cursos é discutir com
os empreendimentos e nivelar conhecimentos a cerca da manipulação de alimentos
evitando a contaminação dos mesmos, uma vez que a produção de alimentos está
sendo comercializada para mercados institucionais de grande visibilidade que é
o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de
Alimentação Escolar, sendo que ambos têm público que está na linha de
vulnerabilidade da gravidade de ingestão de alimentos contaminados que são as
crianças e idosos, este ultimo no caso do PAA.
Dentre os temas trabalhados
destacam-se as principais doenças causadas pela contaminação de alimentos, como
deve ser o local de produção, cuidado com os ingredientes para a produção de
alimentos, como deve ser o local que estamos manipulando os alimentos, cuidados
com a água, higienização das mãos, metodologia dos 5s, controle da qualidade
total na produção de alimentos.
Além disso, foram trabalhadas também
algumas resoluções no que se refere ao processo de padronização, rotulagem de
produtos, porque padronizar receitas, custos x benefícios no processo de
padronização e qualidade quando o produto é padronizado.
De acordo com a avaliação dos
Empreendimentos, especificamente em Conceição do Coité, a oficina foi bastante
significativa porque puderam ter uma noção embasada na legislação sobre o
trabalho que é desenvolvido por elas todos os dias e que é comercializado para
diversos mercados, principalmente os institucionais.
Kívia Carneiro
Comunicóloga - Programa de Comunicação do MOC