Seminário da Juventude em Coité reuniu 170 jovens rurais

18/07/2016
Seminário da Juventude em Coité reuniu 170 jovens rurais

O técnico Urias Rios representou o Movimento de Organização Comunitária (MOC) neste 16 e 17 de julho na mesa de abertura do Seminário Municipal da Juventude do Campo que  foi  realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF em Conceição do Coité. Com o tema central “Identidade Rural e Geração de Renda, os jovens dialogaram sobre o protagonismo juvenil e suas demandas frente à sociedade.

Wilza Matos, também técnica do MOC, conduziu os trabalhos da oficina que debateu sobre a geração de renda e organização produtiva, enquanto a Mestra em Educação do Campo, Nubia Silva, ministrou a oficina sobre a Educação do Campo. Ao final das oficinas foram construídas propostas de politicas públicas para a juventude do campo. O objetivo do Coletivo de Jovens do SINTRAF é que a partir destas propostas se construa uma carta política da juventude rural para ser apresentada aos candidatos a prefeito e vereadores do município.

Além do MOC participaram da abertura do evento o prefeito do município, Francisco de Assis, representante do CONSISAL, Sebastiana Cruz, Secretário Municipal de Agricultura Edvaldo Andrade, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Evandro Martins, Hilda Mercês da COOAFES e Maria Eliana da FETRAF Brasil/CUT.

Jocivaldo Anjos, coordenador de Políticas para a Juventude do Campo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural - SDR, na palestra magna do envintro abordou sobre Identidade Rural e Perspectivas da Juventude do/no Campo. Jocivaldo elencou sobre as ações desenvolvidas pelo Estado voltadas ao segmento dos jovens campesinos, como os editais que serão lançados em breve visando incrementar as políticas para a juventude rural no Estados da Bahia.