MOC participa em Brasília da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

26/04/2016
MOC participa em Brasília da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Vera Carneiro e Daiana Santos, coordenadora e técnica do  Programa de Educação do Campo Contextualizada, respectivamente, participam até próximo dia 27 de abril, em Brasília, da 10ª Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes um espaço de construção de propostas, cujos desdobramentos deverão ser incorporados às diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A Conferência traz como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, e reúne além de representantes do Poder Público e da sociedade civil, convidados, observadores e 1187 delegados(as) eleitos(as), inclusive Vera Carneiro, representante do MOC.

A Conferência acontece no mesmo espaço onde cerca de 7 mil pessoas debatem sobre diversos temas relacionados aos direitos humanos. Os debates acontecem desde domingo (24) em meio às conferências conjuntas convocadas por decreto publicado em novembro de 2015.

O evento reúne em um único espaço cinco conferências temáticas: a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

As conferências temáticas acontecem de forma simultânea, garantindo os princípios da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos direitos humanos. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos as pautas e demandas que são abordadas foram definidas nas conferências promovidas em nível local, municipal, regional, estadual e distrital, onde também ocorreu a escolha dos representantes dos estados que participarão desta etapa nacional.

As conferências conjuntas são realizadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Mais informações estão disponíveis
no site da Secretaria. Os debates poderão ser acompanhados pela página da Secretaria de Direitos Humanos na internet. 

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC