Agroecologia e economia solidária são temas de encontro

25/11/2008

Aproximadamente 80 agricultores familiares e representantes de empreendimentos econômicos solidários dos territórios Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Sisal, estarão reunidos nos dias 26 e 27 de novembro, na Pousada Central em Feira de Santana, para participar do Encontro de Agroecologia e Economia Solidária – 2008. O encontro é uma realização do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Centro São João de Deus (CSJD) e Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), para proporcionar intercâmbio de experiências entre empreendimentos econômicos solidários e agricultores experimentadores em agroecologia.

Através da metodologia de carrossel, oito experiências serão apresentadas para subsidiar o debate entre os participantes. Uma delas é a experiência do grupo de produção Sabor da Terra, criado fruto da iniciativa do Centro São João de Deus, como forma de gerar trabalho e renda nas comunidades do município de Ichu, evitando o êxodo rural.

“Na época, bem no começo, éramos 11 jovens mulheres rurais, todas desenvolvendo o beneficiamento da mandioca, conseguimos ampliar o grupo, com mais um núcleo, e a produção, que é toda processada de forma natural, e com os produtos cultivados na agricultura familiar, sem uso de conservantes (bolo de tapioca, bolo de farinha, bolo de puba, bolo de aipim e sequilhos de goma)”, conta Janne Magally, produtora e coordenadora do núcleo que funciona na comunidade de Nova Esperança.   

Em busca de mercado - O apoio do Centro São João de Deus foi fundamental para a consolidação do grupo, que no início não tinha local para produzir e nem mesmo os equipamentos e matéria-prima necessária. Sempre em busca da autonomia financeira, política e social das mulheres, no ano de 2006 o CSJD apresentou uma proposta para a Companhia Nacional de Abastecimento para vender bolos, sequilhos, polpas e hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos.

“Foi através do PAA que obtivemos uma remuneração fixa mensal e cada produtora tira em média R$ 350,00 com toda produção do grupo. Em 2007, com a renovação da proposta, nós ampliamos a oferta, e o número de participantes subiu para 14, foi nessa época que nasceu o outro núcleo de Licuri, lá são 12 mulheres, produzindo sequilhos de goma, beiju e tapioca. Antes elas nos forneciam a matéria prima, com a nossa experiência sendo a referência, as mulheres de lá organizaram-se em grupo e começaram a desenvolver a atividade produtiva e comercializam para o PAA com a gente”, comenta Ana Gelice.

Apesar das conquistas, o grupo Sabor da Terra ainda enfrenta algumas dificuldades como espaço próprio para o desenvolvimento das atividades, capital de giro para a compra de matéria-prima em quantidade, registro jurídico e a dependência da CONAB para comercialização dos produtos. Para suprir estas demandas, foi fundada a Cooperativa de Serviço, Produção e Comercialização Padre Leopoldo Garcia Garcia (COOPERAGIL), que no dia 01 de dezembro completa um ano de funcionamento.

“A COOPERAGIL viabiliza a produção e ajuda na busca de novos mercados, como o da alimentação escolar no próprio município. Este ano já apresentamos outra proposta para o PAA/CONAB, sabemos que foi aprovado e encontra-se em processo de contratação”, revela Lucicleide, diretora financeira da COOPERAGIL.

Programação do Encontro – Além da troca de experiência entre agricultores experimentadores em agroecologia e empreendimentos econômicos solidários, o Encontro de Agroecologia e Economia Solidária – 2008 terá feira de produtos, atrações culturais e a troca solidária, prática que deixou de ser desenvolvida apenas nos espaços das feiras regionais, chegando até mesmo às salas de aula de escolas de Feira de Santana. As atividades terão início às 9 horas da manhã.


DOWNLOAD DO ANEXO