A história de quem venceu através da educação

19/09/2007

O ano é 1999, data que marca a chegada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no município de Candeal, é também o começo de um crescimento na vida de pessoas como Ivonete Carneiro Amorim. O programa inicia o desenvolvimento de suas ações realizadas pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e parceiros, já em 2000 é implantada no município a Jornada Ampliada. É a partir desse momento que coisas novas e inesperadas passam a fazer parte do cotidiano da moça simples de Candeal.

Com disponibilidade para contribuir na transformação social de seu município através da educação, Ivonete começa a participar das capacitações para ser uma monitora do PETI. “Eu nunca tinha saído de casa para dormir fora, nos primeiros encontros chorei, depois fui me acostumando e a minha participação crescendo, de tal forma que fui escolhida como coordenadora dos monitores da jornada”, afirma.

Além de se dedicar ao ensino, a educadora também percebeu que o seu trabalho não ajudaria apenas as crianças e adolescentes do município, ela viu a sua vida modificada a cada passo que dava. Com a inserção do Projeto Baú de Leitura, desenvolvido pelo Programa de Educação do Campo do MOC, uma nova experiência de educação pôde ser vivenciada no município.

“Conheço o MOC há 12 anos e antes de ser implantado o PETI, já ouvia falar da sua atuação em alguns municípios, a partir desse contato minha vida mudou no pessoal e no profissional, resgatando minha identidade enquanto educadora. Várias janelas se abriram”. O espaço de formação profissional proporcionado pela inserção nestes projetos levou Ivonete além das fronteiras de sua cidade. “Nunca imaginei que pudesse viajar de avião para Brasília para participar de momentos como a entrega do Selo - UNICEF Município Aprovado e o encontro nacional do PETI no Rio de Janeiro”.

Além de expandir territórios, fica marcada na vida e na história pessoal de gente como Ivonete Amorim a importância de aprender a ser cidadão e lutar pelos seus direitos intervindo na política local. ”Quem experimenta a metodologia de trabalho do MOC aprende andar com suas próprias pernas, onde eu estiver lembrarei da minha base profissional, foi dessa fonte que bebi o que aprendi”, ressalta a atual coordenadora do Baú de Leitura no município.

 


DOWNLOAD DO ANEXO