PETI e Cabra Escola transformam vidas no semi-árido

01/08/2007

A seguir, você confere a história de Maria Célia dos Santos e Raimundo Cunha da Conceição. O casal mora na comunidade de Beira Rio no município de Riachão do Jacuípe e tem quatro filhos: André Santos, 20 anos, Roque Santos, 18, Paulo José, 15, e Caio Alexandre, 12 anos. No depoimento da família, a certeza de que ações do Cabra Escola e do PETI podem mudar a vida das pessoas.

A família teve os quatro filhos participando do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a partir do trabalho das agentes de família no município de Riachão do Jacuípe com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC), conheceu o Projeto Cabra Escola que desde 2002 estimula a criação de caprinos como forma de gerar renda para as famílias de crianças que integram o PETI.

Maria Célia conta orgulhosa que o dinheiro que recebia do PETI sempre foi investido na educação dos filhos e emocionada fala do filho André Santos que saiu do PETI. “Quando ele saiu do PETI me deu uma tristeza danada, mas ele conseguiu concluir os estudos e hoje trabalha em uma loja no Shopping em Salvador. Ele sempre me dizia que não ia ter uma vida igual a nossa, de trabalhar na roça e ele conseguiu”.

Atualmente a família ainda possui três filhos no PETI, no entanto, Roque Santos, já está próximo de sair. Ele afirma que gosta de estudar e que vai sentir muita falta do PETI. “Vou sentir falta da merenda, das brincadeiras, das amizades que fiz”, disse o adolescente que comprou um cavalo com o dinheiro do PETI e que já tem muitos compradores de olho.

Ou seja, com o dinheiro que recebeu do programa, investiu na compra do animal e agora tem a oportunidade de multiplicar a renda através da venda. Roque Santos diz que gosta do trabalho na roça, mas que vai concluir os estudos. “Gosto muito de ajudar os meus pais na roça, mas quero concluir os meus estudos. Se a pessoa que tem estudo já está difícil conseguir alguma coisa na vida, imagine sem?”.

A família que foi contemplada pelo Cabra Escola quatro anos atrás, já está terminando de pagar o financiamento. Maria Célia e Raimundo Cunha aumentaram a criação de cabras e ovelhas e hoje plantam de tudo. “Temos sisal, alface, coentro, temos tudo, tudo mesmo e de qualidade”. O dinheiro multiplicado com a criação, além de dar para pagar o financiamento também ajudou a família a comprar uma casa nova, mais ampla e próxima da roça.

“Hoje nós tomamos água de qualidade, aproveitamos a água da chuva para fazer os trabalhos por causa da cisterna que construímos com ajuda da família PETI. Espero em Deus que a família PETI nunca acabe, que só cresça. Hoje tenho um filho que se formou porque eu reservava um dinheirinho e tudo dava”, disse Maria Célia.


DOWNLOAD DO ANEXO